Tempo - Tutiempo.net

Renato Freitas, deputado negro do PT, é retirado de voo para revista “aleatória” da polícia

Renato Freitas em abordagem pela PF em aeronave.

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) relatou em suas redes sociais nesta quarta-feira (10) que foi retirado de um voo para uma inspeção “aleatória” realizada por policiais federais.

A abordagem ocorreu no dia 3 de maio, quando Freitas embarcou em um avião no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) para retornar a Curitiba após cumprir uma agenda a convite do Ministério dos Povos Indígenas.

Pouco antes da decolagem, policiais entraram na aeronave e o retiraram da cabine para revistá-lo. O deputado filmou toda a situação com seu celular e, após a revista, os policiais o liberaram para embarcar novamente.

Freitas classificou a abordagem como humilhante e fez questionamentos sobre a prática de revistas aleatórias pela Polícia Federal.

 Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar em REVISTA ALEATÓRIA no meio do voo. Já ouvi falar em revista no embarque, em revista no saguão, mas quando todo mundo já está no avião, de forma “aleatória” é novo. Coincidentemente, foi com o deputado

Brasil

Esse tipo de revista aleatória no interior de uma aeronave não consta nos manuais. A não ser que algo tenha sido detectado em sua bagagem, ou outra ação policial legal tenha sido acionada logo após o embarque, se aeronave já tenha realizado a decolagem as autoridades do próximo aeroporto são acionadas  e as medidas legais serão implementadas.

A PF teria que ser questionada sobre a ação e não procedendo a legalidade da abordagem deveriam ser os seus autores punidos.

Cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS