Tempo - Tutiempo.net

Sequelas da estupidez de Bolsonaro: menina de 12 anos mata a amiga de 13 com tiro na nuca

Menina de 12 anos mata amiga de 13

Uma jovem de apenas 13 anos foi assassinada com um tiro na nuca na manhã da última terça-feira (27) em Taubaté, interior de São Paulo. Uma amiga da vítima, de 12, confessou o crime.

De acordo com informações da polícia local, a adolescente, identificada apenas como Ana Lívia, foi surpreendida com o disparo da amiga dentro da própria casa, no bairro Jardim Paulista.

O corpo da vítima foi localizado horas mais tarde. A Polícia Civil foi chamada, analisou imagens de uma câmera de segurança e identificou a suspeita.

A atiradora foi localizada na escola em que estudava com Ana Lívia e confessou o crime em depoimento aos policiais. Ela afirmou que decidiu matar a amiga depois de um desentendimento entre elas.

A arma do crime foi encontrada na casa da menor de idade e apreendida. A atiradora contou que conseguiu acesso ao revólver, uma pistola calibre 380, na casa de um parente no último fim de semana.

O caso foi registrado na delegacia e continua sendo investigado.

Não foram divulgadas maiores informações sobre a criminosa. Já o corpo de Ana Lívia foi velado na manhã de quarta-feira (28). O enterro está previsto para acontecer na sequência.

1.300 armas por dia

Desde que chegou ao poder em 2019, Jair Bolsonaro (PL) editou mais de 40 decretos para facilitar o acesso da população civil às armas, escancarando um mercado que registra média de cerca de 1.300 armas compradas por brasileiros por dia. O relatório é do Instituto Sou da Paz.

Nessa busca frenética para facilitar a aquisição de armamentos, proporcionando uma alegria para as indústrias de armas e munições como nunca ocorreu na história do país, o número de novas armas nas mãos de civis explodiu.

Em 2018, um ano antes de Bolsonaro ser eleito, havia 350 mil armas registradas em nome de colecionadores, atiradores e caçadores (os chamados CACs), número que passou para 1 milhão em julho de 2022. Ou seja, triplicou.

A Taurus, principal fabricante de armas do Brasil, teve lucro líquido de R$ 307 milhões em 2018. Em 2021 lucrou R$ 1,3 bilhão, um aumento de 323%.

Será que alguém está se beneficiando financeiramente com os decretos de Bolsonaro?

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS