Tempo - Tutiempo.net

Brasil pode ajudar Angola a concretizar projetos com a visita de Lula

Brasil e Africa do Sul

Após a cúpula do BRICS em Joanesburgo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá direto para a capital angolana, Luanda. Lá, o mandatário será recebido pelo seu homólogo João Lourenço.

O embaixador de Angola na África do Sul, Lesotho e Madagascar, Rui Orlando Xavier, disse em entrevista à Sputnik que as expectativas para visita de Lula “são grandes”, uma vez que o “Brasil é um povo irmão” e foi o “primeiro país a reconhecer a independência de Angola”.

“Essa visita do presidente Lula vem em um momento muito oportuno, há muitos projetos a serem desenvolvidos e o Brasil é um dos países que pode ajudar Angola a concretizá-los”, disse o embaixador, acrescentando que as áreas de maior interesse de cooperação são “agricultura e indústria transformadora”.

Ao mesmo tempo, Orlando Xavier destacou a volta do Brasil à comunidade internacional e acredita que a visita de Lula à África impulsiona o movimento.

“O Brasil hoje tem uma voz firmada na comunidade internacional e a presença do presidente Lula na África é prova disso.”

Em Angola, Lula terá duas reuniões: uma privada com João Lourenço e outra em formato ampliado.

No dia 26, o presidente brasileiro seguirá para cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em São Tomé e Príncipe, onde terá reuniões bilaterais com lideranças políticas.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS