A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, é quem mais tem a ganhar no horário político eleitoral, que começa a ser transmitido nesta terça-feira 19 em cadeia nacional de rádio e televisão.
E não porque ela tem mais tempo do que os adversários na disputa ao Planalto, mas porque “pode se beneficiar do efeito surpresa, de uma certa novidade”.
A análise é do jornalista Paulo Moreira Leite, em seu blog.Segundo o jornalista, enquanto os discursos dos candidatos da oposição devem mostrar uma continuidade entre o que já vinha sendo feito durante a campanha, Dilma terá a oportunidade de mostrar o que foi realizado durante seu governo, que “com toda certeza” é “muito melhor do que o retrato produzido pelos meios de comunicação até aqui”.
Numa crítica à falta de “jornalismo plural e equilibrado”, Paulo Moreira Leite diz ainda que “nossos jornais, revistas e emissoras de TV inverteram a fórmula consagrada no lançamento do Plano Real por um ministro do PSDB”.
Eles mostram o que é ruim e escondem o que é bom. E que a entrevista da presidente ao Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira, foi apenas uma “amostra” da postura de nossas emissoras.
Uma vez, então, que a mídia espontânea só apresenta informações sobre o Brasil “de forma distorcida”, a candidata do PT terá, em seus minutos de propaganda eleitoral, o “contraponto ao pensamento único”.
Fonte: B.247/Redação