Tempo - Tutiempo.net

DIRETOR GERAL DO DATAFOLHA AFIRMA QUE PODE DAR DILMA NO 1º TURNO OU AÉCIO NO 2º

O diretor-geral do Data Folha, Mauro Paulino, ao fazer avaliação das eleições presidenciais, que ocorrem no domingo, 5 de outubro, portanto daqui uma semana, avalia que ainda podem se descortinar os seguintes cenários: a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em primeiro turno e a passagem do candidato do PSDB, Aécio Neves, para a segunda etapa da disputa.

 

“Estes fatos podem ocorrer se o crescimento dos candidatos acontecer fora da zona de variabilidade, a conhecida “margem de erro”, na próxima e última semana antes do voto.”

 

Na verdade, possibilidades se darão caso o avanço de Dilma ultrapasse seu teto de crescimento.

 

A segunda hipótese, se dará, caso Marina Silva (PSB) caia a seu piso e Aécio suba a seu teto.

 

“Considerando-se o piso e o teto atuais de cada candidato, para a próxima semana Dilma deve variar entre 36% e 43%, Marina entre 23% e 31% e Aécio entre 16% e 22%”. Previsão analítica de Paulino.

 

Como afirma ainda o diretor do Data Folha, Marina, que chegou a ganhar larga vantagem sobre Dilma no primeiro turno, está em queda livre, chegando ao mesmo patamar de abril, “quando ainda figurava como apenas uma hipótese diante da candidatura de Eduardo Campos”.

 

“A ambientalista perdeu pontos em vários estratos do eleitorado, mas nos últimos sete dias a queda concentrou-se com mais força no Nordeste. Dos três perdidos, ao menos dois saíram da região”, diz ele, que comentou nesta sexta-feira, na TV Folha, a pesquisa que apontou Dilma com 40% das intenções de voto, contra 27% de Marina e 18% de Aécio.

 

No panorama atual, Dilma não perde essa eleição.              

Fonte: Redação cljornal/B.247

OUTRAS NOTÍCIAS