Tempo - Tutiempo.net

Em meio à falta de apoio, João Doria desiste de candidatura

João Dória desiste candidatura a presidência da República

O pré-candidato à presidência,  João Doria (PSDB), desistiu de sua candidatura por conta da falta de apoio político do partido.

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (23), Doria afirmou que vai se retirar da disputa por acreditar que a cúpula do partido vai escolher um outro nome com mais aderência interna.

“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria após se reunir com a cúpula do partido. O PSDB deve deliberar o apoio à senadora Simone Tebet (MDB) em reunião da executiva nesta terça-feira (24).

“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB.  Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano”, completou Doria.

Os partidos MDB, PSDB e Cidadania têm um acordo para lançar uma candidatura única da chamada ‘terceira via’, que busca viabilidade para tentar derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A avaliação foi que Doria já tinha chegado a um limite nas pesquisas eleitorais, enquanto a senadora Simone Tebet ainda tem margem para crescimento. Doria enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da ‘terceira via’.

Em novembro do ano passado, Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em uma eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Com polêmicas e um processo tumultuado, o ex-governador de São Paulo recebeu 53,99% dos votos, enquanto Leite obteve 44,66%.

Desde então, Doria tenta se manter como candidato, apesar dos rachas internos no partido.

Aliados de Doria dizem que não vão aceitar nome de Tebet para 3ª via que
define nova data de anúncio sobre candidatura única.

Telegram

OUTRAS NOTÍCIAS