Tempo - Tutiempo.net

Presidente Lula vai fazer realocação ministerial para abrigar o Centrão

Lula e Alckmin

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está analisando alternativas para acomodar o Centrão na Esplanada dos Ministérios sem desagradar seu vice, Geraldo Alckmin.

A equipe de Lula busca encontrar uma solução que atenda aos interesses políticos e permita a composição com os partidos do bloco parlamentar, destaca o jornalista Valdo Cruz em seu blog.

Uma das possibilidades em estudo seria retirar o vice-presidente, Geraldo Alckmin, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e oferecer-lhe o comando do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Sob essa proposta, o PAC seria incorporado à vice-presidência, tornando Alckmin o responsável pela execução das obras e investimentos previstos no programa.

Geraldo Alckmin, com sua experiência como ex-governador, tem habilidades em gerenciamento de obras e mantém boas relações com o Congresso e o empresariado.

Nesse cenário, ele seria apontado como o “tocador de obras” do governo.

Entretanto, a possibilidade de realocação de Alckmin enfrenta obstáculos. O vice-presidente demonstrou satisfação em comandar o MDIC, e sua saída dessa pasta acarretaria na oferta do ministério ao Centrão, o que pode gerar tensões e expectativas não atendidas.

A ideia de ofertar pastas ao Partido Progressistas (PP) e ao Republicanos ainda está em discussão.

O presidente Lula planeja convidar oficialmente esses partidos para integrarem seu governo, mas ainda não definiu quais ministérios serão oferecidos.

A pressa por parte dos partidos do Centrão coloca a equipe de Lula sob pressão, enquanto ele busca encontrar um equilíbrio político para acomodar as demandas.

Outra questão a ser considerada é o fato de o Programa de Aceleração do Crescimento estar sob a responsabilidade da Casa Civil, com a equipe do ministro Rui Costa responsável pelo seu desenvolvimento.

Caso a opção por Alckmin para o comando do PAC se concretize, será necessário transferir o programa para a vice-presidência, o que requer uma análise detalhada dos impactos dessa mudança.

Neste momento, o presidente Lula está considerando as sugestões apresentadas por seus aliados para lidar com as dificuldades de atender às demandas do Centrão, especialmente em relação ao Ministério do Desenvolvimento Social e dos Esportes.

Ainda não há decisão final, e o governo busca encontrar uma solução que permita a consolidação da aliança com o Centrão e garanta a estabilidade política para conduzir o país nos próximos anos.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS