PT: escolha à sucessão de Wagner pode acontecer só no fim de novembro

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

 

Única sigla no País que realiza eleições para escolha da direção partidária, o PT, conhecido pelas variadas tendências se prepara para mais uma decisão interna. No Estado, o clima de disputa esquenta com a proximidade do Processo de Eleições Diretas (PED), a ser realizado no dia 10 de novembro. Na reta final, os cinco candidatos mostram suas propostas em debates em grandes cidades do Estado. Neste sábado (26) os concorrentes à presidência se enfrentam em Vitória da Conquista, às 15h, na Câmara de Vereadores. No dia 31 o confronto será em Salvador, às 19h, na Fundação Cairu.

Everaldo Anunciação, Hipólito de Brito, Lourival Tranquilo, Wanderson Pimenta e Ernesto Marques têm apresentado ideias de reforma do partido, que entra em debate também para a definição do nome petista que poderá encabeçar a chapa majoritária para as eleições estaduais de 2014.

 

Segundo o atual presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, o PED não tem influência sobre a escolha do candidato petista ao governo. Ele fica na presidência até dezembro e participará de forma ativa dos diálogos referentes ao nome, que segundo o governador Jaques Wagner pode ser decidido até o dia 15. Mas, na direção estadual a expectativa é de que esse prazo seja prorrogado para o final de novembro. “O diretório sela essa questão de candidatura e o arco de alianças na reunião do diretório, até 30 de novembro. Ou 23 ou 30”, disse Jonas ontem.

Na disputa para ser o postulante da gestão estadual estão o chefe da Casa Civil, Rui Costa, o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. “Não tem interface nessas escolhas. O PED é uma escolha interna do nosso partido. São processos equidistantes, sendo um mais voltado para construção interna das correntes e o outro mais externo, envolvendo os aliados e a sociedade”, afirmou.

Fonte: Tribuna

OUTRAS NOTÍCIAS