Tempo - Tutiempo.net

Resposta do Exército ao UOL não explica nada e apenas confirma matéria da Fórum sobre marechais

Política militar do Exército

O Ministério da Defesa não respondeu à reportagem da Fórum por cinco dias sobre as denúncias de promoção de generais ao posto de marechal.

A matéria foi então publicada na noite de quarta-feira (4).

Na noite de sexta-feira (6) o Comando do Exército enviou nota ao UOL, ao colunista Rubens Valente, que foi publicada sem qualquer tipo de questionamento ou reflexão acerca do seu conteúdo.

Ponto para o Exército que deve ter trabalhado com uma boa empresa de gerenciamento de crise utilizado por instituições quando querem fugir de um assunto ou derrubar uma apuração que pode gerar danos à sua imagem.

A maior incoerência da nota é que ela fala que apenas generais teriam tido a “promoção” a marechal. Não é verdade.

Em reportagem de quinta-feira (5), a Fórum mostrou que Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel e reconhecido torturador da Ditadura, subiu quatro postos e foi alçado à patente de marechal.

Ele está morto desde 2015. Suas filhas ganham como se ele tivesse sido marechal.

O fato objetivo é que todas as informações que constam na nota do Exército confirmam as duas reportagens da Fórum.

1- Generais viraram marechais e isto consta no Portal da Transparência. O posto não existe na atual conjuntura e isso não poderia ter acontecido.

 2 – Nem todos os generais foram promovidos a marechais. Só alguns deles.

3 – Ustra era coronel e não existe explicação para ter subido quatro postos e chegar ao “salário” de marechal.

A matéria do UOL cita a Fórum sem link.

Mas dá link para uma agência que não tem nada a ver com a matéria.

Sendo que hoje pela manhã o veículo publicou uma nota falando da promoção de Ustra a marechal sem citar o furo de reportagem da Fórum.

Como se fosse apuração do portal.

Tudo isso pode ajudar a explicar porque o Exército preferiu responder ao UOL e não à Fórum.

O cljornal vem publicando desde o início todas as reportagens que denunciam essa imoralidadde.

A seguir, a íntegra da nota divulgada à coluna pelo Comando do Exército

Atendendo à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica, de 6 de agosto de 2021, o Centro de Comunicação Social esclarece que não houve qualquer promoção de oficiais-generais ao posto de Marechal.

“O Artigo 34 da Medida Provisória nº2.215-10, de 31 de agosto de 2001, que dispõe sobre a reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, trazia em seu texto o amparo para o recebimento de proventos no grau hierárquico superior:

“‘Art. 34. Fica assegurado ao militar que, até 29 de dezembro de 2000, tenha completado os requisitos para se transferir para a inatividade o direito à percepção de remuneração correspondente ao grau hierárquico superior ou melhoria dessa remuneração.”‘

“Assim, os militares amparados por essa legislação recebem a remuneração correspondente ao posto acima, quando passam à reserva. Como especificado pela lei, cabe ressaltar que esse mecanismo não é válido para os militares que completaram os requisitos para ir à reserva após 29 de dezembro de 2000 e até os dias atuais. Portanto, a informação que consta no Portal da Transparência diz respeito ao posto correspondente ao pagamento recebido pelos militares, não retratando os postos exercidos pelos militares na ativa.”

Comando do Exército.

Pergunta-se.

Se o posto de Marechal só existe em caso de guerra é o posto mais alto é dse general, como eles podem se aposentar com um posto a mais se atigiram o posto mais elevado?

Como podem receber os vendimentos de Marechal sem ser promovido?

Para receber o soldo de Marechal o país xdevew está em guerra e o militar preencher o que determina a Lei.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS