Tempo - Tutiempo.net

BRT: Vigas pré-moldadas estão sendo colocadas

Vigas na trincheira da Maria Quitéria/Getúlio Vargas

Cumprindo o cronograma das obras de infraestrutura para implantação do Sistema BRT, a empresa Via Engenharia começa neste sábado, 14, mais uma etapa do projeto: a colocação das vigas pré-moldadas.

As vigas vão permitir a passagem na trincheira, sentido avenida Getúlio Vargas, no ponto em que a via faz cruzamento com a avenida Maria Quitéria.

TRANSPORTE

Cada viga tem 18m e 10cm de comprimento e pesa 30 toneladas. Por conta das dimensões e do peso, o transporte dos equipamentos exige uma operação especial.

O cuidado é para garantir total segurança no deslocamento dos caminhões extrapesados no transporte em meio ao trânsito da cidade.

O operação também mobiliza quatro guindastes, dois deles ficam na fábrica de pré-moldados do projeto BRT no final da avenida Fraga Maia e serão utilizados na carga e, outros dois na descarga das carretas, momento em que as vigas já vão sendo instaladas no lugar definitivo.

Segundo os técnicos da Via Engenharia, a instalação das vigas, deve durar apenas dois dias. A etapa seguinte é a a colocação da pré-lage e a pavimentação asfáltica.

Após esta fase há um período de cura do material para logo em seguida a via ser liberada ao tráfego.

O trabalho é acompanhado pelo secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, e pelos engenheiros da Comissão de Acompanhamento da Obra do BRT, João Vianey e José Marcone, ambos do quadro da Secretaria de Planejamento.

OUTRAS NOTÍCIAS