Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira inicia campanha de combate ao aedes aegypti a partir do dia 15

O Nordeste concentra o maior número de municípios em situação de risco para ocorrência de dengue e da febre chikungunya.

 

Das 727 cidades da região que participaram do LiRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), em outubro deste ano, em 96 delas o quadro é preocupante – 16 estão na Bahia.

 

Outros 354 municípios estão em situação de alerta – Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) estão entre as capitais.

 

Por conta disso, o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 4, que, a partir do dia 15 de novembro, será realizada uma campanha de prevenção à dengue e chikungunya, em todo o país.

 

O slogan é “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”.

 

Durante a campanha haverá dois dias de mobilizações: 6 de dezembro e 7 de fevereiro.

 

Conforme os dados apresentados já foram registrados no país, até o dia 25 de outubro, 556.317 casos prováveis de dengue, sendo 7.920 com sinais de alarme, 659 do tipo grave e 379 óbitos confirmados.

 

Com relação à febre chikungunya, nesse período, foram confirmados 828 casos, no país – 155 por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Destes, 39 casos foram importados.

 

Em Feira de Santana (Ba) foram contabilizados até essa data 371 casos – a faixa etária com maior número de notificações foi dos 35 a 49 anos, com 353 casos.

 

Na sequência o município de Oiapoque, no Amapá, com 330. Ainda no estado baiano Riachão do Jacuípe (82), Salvador (2), Alagoinhas (1), Cachoeira (1), Amélia Rodrigues (1) e Matozinho (1), em Minas Gerais.

 

Entre os sintomas mais comuns estão dores nas articulações, cabeça e no corpo, além da presença de manchas avermelhadas.

 

 

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS