Tempo - Tutiempo.net

Espetáculo “Contos Negreiros do Brasil” ganha versão online

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a peça “Contos Negreiros do Brasil”, com texto de Marcelino Freire e direção de Fernando Philbert, realiza apresentações online até o dia 30 de novembro. As sessões são sempre às segundas-feiras, às 21h.

Os ingressos, que custam a partir de R$ 15. A transmissão acontece pelo Zoom. Atenção: para quem já assistiu a versão presencial da peça, uma novidade: as lives contém cenas inéditas!

Trata-se de um espetáculo documentário sobre a condição real e atual das negras e dos negros no país.

Os atores interpretam os personagens do livro “Contos Negreiros”, escrito por Marcelino em 2005.

Essas figuras veem as cenas por meio das estatísticas apresentadas pelo sociólogo e filósofo Rodrigo França.

Dessa forma, o público é levado a presentificar os índices estatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias.

Além disso, o trabalho homenageia alguns negros e negras que marcaram história, mas foram esquecidos ou embranquecidos, como Machado de Assis, André Rebouças, Carolina Maria de Jesus, Virgínia Bicudo e Lima Barreto.

No elenco estão Rodrigo França, Aline Borges, Marcelo Dias, Mery Delmond, Milton Filho e Valéria Monã.

Negra

A trilha sonora é composta por cânticos milenares da cultura Iorubá, vinda da cultura africana. Quem assina a direção musical é Maíra Freitas.

Realizado pela Diverso Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Caboclas Produções, “Contos Negreiros do Brasil” estreou em 2017 no Sesc Copacabana (RJ), e coleciona mais de 60 mil espectadores em diversas apresentações pelo Brasil. Recentemente, aconteceu uma performance em Cabo Verde (África).

OUTRAS NOTÍCIAS