Tempo - Tutiempo.net

Estagiário da Secom-BA conquista 1º lugar no prêmio Abapa de Jornalismo

O estagiário em Jornalismo Marcos Vinícius Freitas na Secom´Ba, ganha prêmio ABAPA

O jovem Marcos Vinícius Freitas, de 23 anos, estagiário da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-BA), conquistou o primeiro lugar do Prêmio Abapa de Jornalismo, que reconhece e incentiva a cobertura jornalística do setor cotonicultor da Bahia.

A premiação, realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), aconteceu na última quinta-feira (28), no auditório do Senac, em Salvador.

Marcos, que concorreu com outros 67 estudantes, é aluno do 6° período do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na UniFTC, e estagia na coordenação de Mídias Digitais, da Secom-BA, através do programa Partiu Estágio, do Governo do Estado.

De acordo com o vencedor do prêmio Abapa, a experiência adquirida no estágio é um motivador para continuar focado em seus objetivos profissionais.

“Ganhar o prêmio despertou um sentimento de muita alegria, por saber que eu estou conquistando, aos poucos, o que eu sempre quis, e sendo reconhecido pelo meu trabalho, profissionalismo, em levar a informação de qualidade para as pessoas. É satisfatório e me fez reconhecer toda a minha trajetória de vida e o quanto valeu a pena todo o esforço.”

O Partiu Estágio é uma iniciativa que garante oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia, e que já tenham concluído, no mínimo, 50% do curso, priorizando estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e oriundos das escolas públicas.

A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais. Os estudantes contratados têm direito a bolsas de R$ 455, além de auxílio-transporte. Em 2023, já foram aprovados 1.713 estudantes no projeto.

Assessora de imprensa na Secretaria de Comunicação, a jornalista Hetth Carvalho, que recepciona e acompanha o desenvolvimento dos estagiários na coordenação de jornalismo, destacou a evolução dos jovens estudantes na rotina da Redação.

“Conseguimos acompanhar de perto o crescimento profissional desses jovens. Na Secom, eles passam por todos os setores, para garantir uma vivência plural da nossa profissão. O Partiu Estágio é muito importante nesse processo de inserção de universitários no mercado de trabalho. A atuação na área, desde cedo, é fundamental na formação desses futuros profissionais”, afirmou.

Reportagem premiada

O trabalho que lhe garantiu o primeiro lugar tem como tema ‘O processo produtivo do algodão na Bahia’.

Trata-se de uma videorreportagem de quatro minutos de duração, resultado da imersão em um ciclo de palestras e visitas técnicas nos campos de algodão, algodoeiras e nos centros de análise de fibra e de treinamento da Associação, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

O VT tem coautoria dos colegas de faculdade Wendel Araújo e Atamires Miranda, sob orientação do professor Marcio Liolly.

A participação de estudantes no prêmio é ainda uma estratégia para aproximar acadêmicos à realidade do setor para a produção do material jornalístico.

Marcos disputou a premiação com outros colegas de faculdade e de outras instituições de ensino superior.

Incentivo

Entre uma atividade e outra, durante o expediente do estágio, o jovem contou com a colaboração de profissionais da Secom-BA na edição da reportagem.

“César Alves, colega do setor de rádio na Secom, me deu dicas importantes para gravar os offs, como gesticular mais a boca, para que as palavras sejam audíveis para as pessoas.

De modo geral, a experiência do estágio e a troca de conhecimento me impulsionam a desenvolver e formar melhor habilidades, que me ajudaram no prêmio e podem me ajudar profissionalmente”, concluiu.

Supervisora do estagiário na Secom, a jornalista Beatriz Sá Barreto falou sobre o desempenho de Marcos.

“Ele entrega, diariamente, total determinação em todas as atividades propostas durante o horário de estágio. Esforçado e disposto a aprender, ele tem se destacado durante o processo. Em nossas demandas, que exigem bastante da escrita, busco orientá-lo nas formatações de texto e padrões usados em nossas atividades. Essa premiação foi só mais uma confirmação de que ele está indo no caminho certo”.

Laís Nascimento

OUTRAS NOTÍCIAS