Tempo - Tutiempo.net

Município mais armado no governo Bolsonaro, professora tem fuzil e criança atirando

A professora Lúcia Siqueira Tavares

A cidade que mais se armou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) coleciona casos inusitados com armas de fogo. Trata-se de Jataí, município situado na região sudoeste de Goiás.

É lá que uma diretora de escola foi afastada após tirar foto com um fuzil em novembro de 2022 e que o Ministério Público precisou recomendar o fim de aulas de tiro para crianças em abril deste ano.

Segundo os dados do recadastramento de armas de fogo, realizado nos primeiros meses do governo Lula, o município de Jataí tem taxa de 5,2 mil armas para cada 100 mil habitantes, a maior entre as cidades com 50 mil moradores ou mais.

Jataí é considerada a capital da produção de grãos e leites de Goiás, chegando a ser a 4ª maior produtora de milho do país em 2019, segundo dados do IBGE.

Essa característica se revela entre as pessoas que se armaram em Jataí nos últimos quatro anos. Das 5.404 armas recadastradas, 1.143 foram identificadas como tendo donos produtores agropecuários.

Os números também mostram que a maior parte das pessoas que se armaram em Jataí é formada por homens (96,5%), casados (61,3%), com o ensino médio ou superior completos (75,92%).

De acordo com dados do Exército de março, a cidade de Jataí tem oito lojas de armas, sendo que seis delas foram autorizadas no governo Bolsonaro.

A cidade que só pensa em arma
Mais recentemente, em abril, Jataí foi parar no noticiário após a repercussão de crianças e adolescentes menores de 14 anos praticando tiro esportivo com armas de airsoft.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) emitiu recomendação para a suspensão dessas aulas.

Em novembro de 2022, a diretora de uma escola pública de Jataí, a professora Lúcia Siqueira Tavares, foi afastada de seu cargo após ter publicado uma foto ostentando um fuzil e a bandeira do Brasil ao fundo.

A imagem foi feita durante um evento militar na área externa do Comando de Operações Especiais, em Goiânia.

É o mesmo comando que prenderia o ministro do STF Alexandre de Moraes em um suposto golpe de estado, segundo áudio do ex-major do Exército Ailton Barros, preso pela Polícia Federal em 3 de junho.

Em discurso durante visita a Jataí em 31 de maio de 2022, Bolsonaro exaltou as armas e os fazendeiros, que agora seriam amigos dos assentados.

“Uma coisa muito importante para um povo que quer viver em paz e alegria: povo armado jamais será escravizado! A arma de fogo nas mãos do cidadão de bem, mais que defender a sua família, ele passa a defender a sua pátria!”, bradou o então presidente, sendo seguido por aplausos.

Durante a visita, o ex-presidente foi acompanhado por uma multidão que praticamente parou a cidade para recebê-lo. Bolsonaro ganhou o 2º turno em Jataí com 62,8% dos votos.

No desligar das luzes de 2022, em 15 de dezembro, a Polícia Federal (PF) prendeu um despachante de armas em Jataí que estava usando documentos falsos a fim de conseguir registros de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) para pessoas com antecedentes criminais, como receptação, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Mateus Salomão e Thalys Alcântara

OUTRAS NOTÍCIAS