Tempo - Tutiempo.net

O maior asteroide nos últimos anos dirige-se para a Terra

Meteoro chegará mais perto da Terra do que da Lua

Na noite do domingo, 26 de março, o asteroide do quádruplo do tamanho do que explodiu as janelas de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, voará perto da Terra, tornando-se o maior corpo celeste em órbita em três anos.

O asteroide, chamado 2023 DZ2, passará perto do nosso planeta a uma velocidade de 28 mil km/h e será visível com telescópio do Hemisfério Norte, bem como através do Projeto Telescópio Virtual que transmitirá as imagens ao vivo.

Ele estará duas vezes mais perto da Terra que a Lua.

O asteroide recém-descoberto 2023DZ2 passará com segurança pela Terra a uma distância de 0,00117 UA da Terra às 19h51 UTC de 25 de março de 2023.

Ele foi observado pela primeira vez em 27 de fevereiro de 2023. Seu diâmetro estimado está entre 43 e 95 metros e pertence ao grupo de asteroides Apollo.
2023 DZ2 foi observado pela primeira vez pelo Observatório de La Palma, Ilhas Canárias, na Espanha, 26 dias antes de sua aproximação.

Este é o 17º asteroide conhecido a passar pela Terra a uma distância lunar desde o início do ano e o quinto até agora neste mês.

Há alguma preocupação?

Não, o asteroide permanecerá a cerca de 173 mil quilômetros da Terra, de acordo com o Projeto Telescópio Virtual. Com base em informações atuais sobre sua órbita, haverá uma probabilidade de uma em 430 de impacto na Terra em 27 de março de 2026.

Mas de acordo com o site americano de astronomia EarthSky esta pequena possibilidade está destinada a diminuir ainda mais à medida que os astrônomos aprimoram seus cálculos sobre a trajetória do asteroide.

O período orbital em torno do Sol é de cerca de 3,17 anos.

Ciência e sociedade
Método de desvio de asteroide potencialmente mortífero para a Terra é validado por cientistas

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS