Tempo - Tutiempo.net

PF busca primeiros fugitivos da história do Sistema Penitenciário Federal brasileiro

Fuga na penitenciaria de segurança máxima em Mossoró

A Polícia Federal (PF) foi acionada nesta quarta-feira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para atuar na recaptura e investigação da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na Região Oeste do Rio Grande do Norte, cerca de 300 km da capital Natal.

Esta foi a primeira fuga da história do Sistema Penitenciário Federal (SPF) brasileiro, que atualmente conta com cinco presídios de segurança máxima.

O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, está a caminho de Mossoró.

O governo do Rio Grande do Norte informou que também acionou as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para reforço policial nas fronteiras dos estados.

Os foragidos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos do Acre, e transferidos para Mossoró em 27 de setembro do ano passado.

Também conhecido por Tatu, Deibson Nascimento responde pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo.

Rogério da Silva Mendonça responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica.

A fuga ocorreu durante o banho de sol, por uma abertura do teto da cela.

Força Nacional enviou 190 homens para conter ataques no RN; onda de violência é ordenada de presídio

Inaugurada em julho de 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró fica a 277 km da capital Natal. A unidade é projetada para receber até 208 presos, e o local é uma reprodução do modelo de unidades de segurança máxima norte-americanas, conhecidas como “Supermax”, conforme descrição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além da penitenciária de Mossoró, existem outras quatro unidades prisionais federais no Brasil: em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Com informações da PF

OUTRAS NOTÍCIAS