O novo mamógrafo do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurini vai oferecer aos especialistas exames imagens de alta resolução que vai possibilitar diagnósticos precisos. É um significativo avanço para o serviço de saúde municipal.
O equipamento começou a ser usado no CMDI, unidade de excelência por imagem mantido pela FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana), nesta semana. Será uma das ‘estrela’ da campanha nacional Outubro Rosa.
Na radiologia digital CR, a que está sendo usada no CMDI, a imagem da mamografia é visualizada na tela do computador. Além da qualidade, a paciente recebe menos dose de radiação durante o exame.
“As imagens mais nítidas terão qualidade superior que darão confiabilidade aos especialistas para que cheguem ao diagnóstico e segurança para as pacientes”, afirmou a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas.
A resolução das imagens do novo mamógrafo, em relação aos exames realizados em aparelhos analógicos, é 100% superior. A qualidade química e a processadora, antes interferiam nos exames, que, de certa forma, dificultavam, mas não impediam, a leitura das informações que nele continham. É um investimento com retorno garantido.
De acordo com técnicas que operam o aparelho, o exame realizado na nova máquina é mais confortável para as mulheres, que reclamam de dor, resultado da compressão da mama – estaria relacionada à estrutura mamária.
“O novo mamógrafo reúne precisão e segurança no diagnóstico. É uma janela que se abre para a qualidade dos serviços ofertados e salvar muitas vidas”, afirma o diretor administrativo da CMDI, Raimundo Melo.
O câncer de mama, de acordo com especialistas, é o segundo mais comum entre as mulheres. A mamografia é o meio mais eficiente para que se descubra tumores ainda não palpáveis. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado maior é a chance de cura.
PMFS