Tempo - Tutiempo.net

Encontradas evidências da transmissão da covid de humanos para gatos

Hu

Desde o início da pandemia, houve alguns relatos de bichos de estimação e animais silvestres diagnosticados com covid-19.

Agora, um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, achou novas evidências da transmissão da doença de humanos para gatos.

A pesquisa – publicada no periódico científico Veterinary Record – se debruçou em analisar o caso de dois gatos que desenvolveram sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, após seus tutores testarem positivo.

Os animais eram de raças diferentes e viviam em casas separadas. Ambos apresentaram problemas respiratórios de moderados a graves.

Por outro lado, os cientistas destacaram que atualmente não há evidências de transmissão da doença do gato para o homem ou que gatos, cães ou outros animais domésticos desempenham qualquer papel apreciável na epidemiologia das infecções humanas por covid.

Apesar disso, eles reconhecem que é importante entender melhor se os animais de estimação podem ter algum papel na infecção de humanos.

“Esses dois casos de transmissão de homem para animal, encontrados na população de felinos no Reino Unido, demonstram por que é importante que melhoramos nossa compreensão da infecção animal por SARS-CoV-2.

“Atualmente, a transmissão de pessoa para pessoa representa um risco relativamente baixo para a saúde pública em áreas onde a transmissão de pessoa para pessoa permanece alta.

No entanto, à medida que os casos humanos diminuem, a perspectiva de transmissão entre os animais torna-se cada vez mais importante como uma fonte potencial de reintrodução da SARS-CoV-2 em humanos”, disse a professora Margaret Hosie, do MRC-University of Glasgow Centre for Virus Research, autora principal do estudo.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS