Tempo - Tutiempo.net

Médicos do Hospital Geral Roberto Santos treinam para cirurgia robótica​

Treinamento para cirurgia robótica

Nesta semana, mais de 60 médicos, incluindo preceptores e residentes das diversas áreas cirúrgicas, passaram pelo treinamento voltado para a cirurgia robótica promovido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Isso porque a instituição tem buscado acompanhar os avanços tecnológicos para melhorar a assistência, e a cirurgia robótica é uma realidade em diversas unidades de saúde do país.

A cirurgia robótica – conforme explica o diretor médico do HGRS, o urologista Osvaldo Neto – é minimamente invasiva: “faz incisões bem pequenas, reduz o sangramento, diminui o tempo de internação e o risco de infecção, além de reduzir as dores do paciente e proporcionar uma recuperação mais rápida, voltando, assim, às suas atividades o quanto antes”.

O equipamento, no entanto, não realiza as cirurgias sozinho, como lembra Neto.

“A máquina reproduz todos os movimentos do cirurgião, que dá o comando através de um console. Por isso, é necessário ter cirurgiões capacitados para utilizá-la nos pacientes, motivo pelo qual já estamos antecipando o treinamento dos profissionais que trabalham aqui, no hospital, pois, quando conseguirmos implantar o serviço, não precisaremos esperar um tempo, até a equipe ter condições técnicas para manusear os robôs”, destaca o diretor, que também é cirurgião.

A iniciativa é uma parceria com a Endocompany, que instalou duas máquinas, gratuitamente, no HGRS durante três dias.

O objetivo era que os médicos pudessem praticar sob a orientação de uma pessoa especializada em operar os equipamentos robóticos, proporcionando simulações realísticas de cirurgias.

Com informações do HGRS

OUTRAS NOTÍCIAS