Tempo - Tutiempo.net

Paciente com Guillain-Barré transferido para o HCM retornou a Feira de Santana

Paciente retorna a Feira de Santana

O paciente do HGCA, Jociel Lima de Sá, 38 anos, diagnosticado com a Síndrome Guillain-Barré e transferido, na tarde desta sexta-feira, 10, ao Hospital Couto Maia, em Salvador, retornou ontem mesmo ao Hospital Geral Clériston Andrade.

Os médicos que atenderam no hospital Couto Maia identificaram que o paciente estava respondendo bem ao tratamento iniciado na quinta, 9, em Feira e que poderia continuar.

A transferência para a unidade especializada no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias havia sido solicitada antes do tratamento.

Com o uso de imunoglobulina, medicação utilizada no tratamento da síndrome, Josiel apresentou melhora do quadro, não havendo necessidade de ficar internado no HCM.

“O quadro é grave, mas sob controle com a enfermidade em estado de regreção”, disse o diretor-geral do HGCA, José Carlos Pitangueira. Ele ressaltou que a unidade conta com oito neurologistas para atender o paciente.

A irmã gêmea, Jocilene Lima Gomes, 38, do paciente e que o acompanhou até a capital, ficou feliz com o retorno a Feira de Santana.

“Ele já fez os exames, está bem melhor, tomando a medicação. Estamos mais tranquilos”, disse.

Jociel começou a sentir os sintomas – como dores de cabeça e pelo corpo, febre, dormência e paralisia facial – no último sábado. No mês passado, ele já havia sido diagnosticado com a febre chikungunya e o vírus da zika, segundo Jocilene.

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2014,  foram registrados 65.884 procedimentos ambulatoriais e hospitalares no SUS em decorrência da síndrome de Guillain-Barré. Na Bahia, foram 3.012  no mesmo ano.

O País não possui, no entanto, dados sobre a quantidade de pessoas que desenvolveram a síndrome.

Na Bahia, por exemplo, não há registros de dados relativos aos anos anteriores devido à ausência de notificação compulsória para pacientes acima de 15 anos, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Até esta sexta, 57 pessoas haviam contraído Guillain-Barré no Estado, embora a Vigilância Epidemiológica só tenha notificado 55 casos até a última quarta.

Os outros dois não computados pela Sesab,  até esta sexta, foram diagnosticados em Feira de Santana.

cljornal com informações de ATARDE

OUTRAS NOTÍCIAS