Tempo - Tutiempo.net

Pneus velhos são recolhidos para evitar a proliferação do Aedes Aegipty

Todos os dias, cerca de seis toneladas de pneus usados são retirados das ruas ou recolhidos de borracharias de Feira de Santana pelo setor de endemias da Secretaria de Saúde. Pneus descartados aleatoriamente, com o acúmulo de água, podem ser usados como ‘chocadeiras’ pelo mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue.

 

Esta é uma das várias ações que estão sendo postas em prática pelo Município no sentido de evitar a proliferação do inseto. Além das borracharias, pneus são recolhidos em empresas. Este serviço é uma maneira sustentável de combater e prevenir a doença.

 

Os pneus são levados para o Ecoponto, localizado na avenida Rio de Janeiro, no DNER, onde passam por tratamento químico para evitar a formação de focos do inseto, caso acumulem água. São levados para a CBL, empresa localizada às margens da BR 324, onde é reciclado. O recolhimento no Ecoponto é feito quinzenalmente.

 

O coordenador de endemias, Edilson José, diz que o trabalho que está sendo feito é preventivo e que vem sendo feito continuadamente. “Quanto menos pneus velhos forem jogados em terrenos baldios ou nas ruas, menor é a chance do mosquito aedes aegypti se reproduzir”. A eliminação de criadouros em potencial – objetos que acumulam água – é a única maneira de evitar que o mosquito se reproduza.

 

Fonte: Redação com informações da Secom / Foto: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS