Tempo - Tutiempo.net

Butantan levanta possibilidade de que morte de cantor pode não ter sido causada por Aranha

Morre o cantor de forró Darlyn Morais

Uma picada de aranha teria causado a morte do cantor de forró Darlyn Morais, de 28 anos. Segundo a família, ele morreu nesta segunda-feira (6) no Hospital Geral de Palmas (HGP), no Tocantins, após ser picado pelo animal e o rosto começar a escurecer.

A esposa dele, Jhullyenny Lisboa Silva, contou que o marido começou a passar mal na terça-feira (31). “Ele sentiu fraqueza pelo corpo e o rosto começou a escurecer no mesmo dia. Procurou hospital e foi internado neste domingo no HGP”, contou.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o óbito e informou que a causa ainda está sob investigação.

Especialistas do Instituto Butantan sugeriram que as fotos da lesão não apresentam características típicas de araneísmo, enfatizando a importância de aguardar o laudo oficial para determinar o diagnóstico com maior segurança.

No Brasil, soros antipeçonhentos são produzidos em alguns estados e distribuídos gratuitamente para vítimas de picadas venenosas pelo Ministério da Saúde em serviços de saúde.

Inicialmente o cantor foi levado para o hospital de Miranorte (TO), de onde recebeu alta na sexta-feira (3). Depois a família viajou até a capital e ele foi levado para o HGP, que é o hospital público de maior complexidade do estado.

Jhullyenny Lisboa contou que a filha dela, enteada de Darlyn, de 18 anos, também foi picada e começou a apresentar os sintomas em um dos pés. Ela foi internada e também deve ser transferida para o HGP. O estado de saúde é estável.

Araneísmo
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, as aranhas de importância em saúde pública são classificadas em três gêneros: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus.

Loxosceles – também chamadas de aranha-marrom ou aranha-violino. Elas não costumam ser agressivas e picam geralmente quando comprimidas. Têm cerca de 1 cm de corpo e até 3 cm de comprimento total. São noturnas e constroem teias irregulares.

Podem se esconder em locais com pouca luz e movimento, como telhas, tijolos e móveis. A picada quase nunca é notada e os sintomas podem aparecer de duas formas: dor leve na pele, com manchas pálidas e roxas ou possíveis bolhas e feridas com sangue acompanhadas de febre, mal-estar, fraqueza, enjoo, vômitos e dores musculares.

Em casos graves, pode ocorrer destruição de glóbulos vermelhos no sangue, lesão renal aguda, anemia, icterícia e sangue na urina. Coagulação anormal no corpo é rara, mas pode ocorrer.

Phoneutria – conhecidas como aranha-armadeira ou macaca. São bastante agressivas, saltando até 40 cm em posição de defesa. Seu corpo pode atingir 4 cm, com 15 cm de envergadura.

São caçadoras noturnas e podem ser encontradas em locais como troncos, palmeiras e entre folhas de bananeira. A dor imediata, geralmente intensa, é o sintoma comum. Ela pode se espalhar pela área afetada.

Outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão, sensações anormais e suor na região da picada, onde podem ser vistas duas marcas de mordida.

Latrodectus – famosas aranhas viúva-negra. Elas não são agressivas e as fêmeas podem chegar a 2 cm, enquanto os machos são menores, com 2-3 mm. São noturnas e vivem em grupos, fazendo teias irregulares em arbustos, gramíneas e cascas de coco.

Dor na região da picada, suor e problemas cardíacos. Além disso, tremores, ansiedade, insônia, dor de cabeça, coceira, vermelhidão no rosto e pescoço também são sintomas comuns.

Em casos graves, distúrbios comportamentais e choque. Às vezes, o rosto fica rígido com mandíbulas trancadas, em cerca de 5% dos casos.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, embora outros acidentes causados por aranhas sejam comuns, eles geralmente não representam uma ameaça significativa à saúde pública, incluindo aranhas que vivem nas proximidades de residências, como caranguejeiras e aranhas de jardim.

Além disso, caranguejeiras, embora grandes e encontradas frequentemente em casas, raramente causam acidentes graves.

RPP

OUTRAS NOTÍCIAS