Carlos Lima
Hoje dia 20/10/2017 às 18:02:14

Agronegócio
Carlos Lima | Publicado em 06/09/2017 às 14:20:57

Estudo da Conab aponta recuperação do setor agrícola na Safra 2017/2018

Estudo da Conab aponta recuperação do setor agrícola na Safra 2017/2018 egundo o estudo realizado pela Conab, a soja continuará sendo o produto com maior rentabilidade ao produtor e liquidez de mercado

Na próxima safra agrícola, a soja continuará sendo o produto com maior rentabilidade ao produtor e liquidez de mercado. Por outro lado, o milho, devido à produção recorde registrada na safra 2016/2017, encontra-se em um momento de necessidade de ajuste na relação entre oferta e demanda.

É o que revela o estudo “Perspectivas para a Agropecuária, Safra 2017/2018”, divulgado nesta quarta-feira (06/09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).   O trabalho, realizado pela Superintendência de Gestão da Oferta da Conab, apresenta ainda o cenário para algodão, arroz, carnes, feijão e lácteos.

A conclusão é de que a agropecuária se manterá como um dos motores da economia brasileira, seguindo tendência – já registrada em 2017 – de recuperação na participação do Produto Interno Bruto (PIB).   Para o algodão, os técnicos da Companhia apresentam um cenário que estimula o aumento da área a ser plantada.

No caso do arroz, apesar da atual desvalorização dos preços locais, espera-se um aquecimento das cotações neste segundo semestre e na entrada da próxima safra, em março de 2018.

Já a expectativa para os lácteos é de recuperação da produção, conforme já apontado em documento conjunto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o qual prevê crescimento de 20,5% na produção de derivados lácteos no Brasil para o período de 2017 a 2026.

As perspectivas, feitas anualmente, são elaboradas a partir de ferramentas estatísticas, observando aspectos econômicos, tecnológicos e produtivos, além dos cenários interno e externo, preços e condições da oferta e demanda.

O objetivo do estudo é oferecer ao setor produtivo um panorama do que se espera para a próxima safra, em termos de mercado nacional e internacional, e auxiliar o produtor nas decisões sobre seu negócio, informou a Conab em comunicado.

SF Agro

Comentários

comentários

Veja também