Carlos Lima
Hoje dia 22/07/2018 às 16:41:56

Curiosidades
Carlos Lima | Publicado em 15/05/2018 às 14:12:33

Dor na lateral da barriga após exercícios

Dor na lateral da barriga após exercícios Dor na lateral da barriga após exercícios

Após alguns momentos de exercícios intensos, com certeza você já deve ter sentido essa dor. De repente, ela surge na lateral da sua barriga, e as pontadas fazem com que algo já complicado se torne quase impossível. A culpa não é do sedentarismo, pois até atletas de alto.

Existe até algumas técnicas para tentar evitá-la, como inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou não comer nada algumas horas antes do exercício. Mas, nem sempre as táticas funcionam.

Entenda

O nome científico da incômoda sensação é dor abdominal transitória relacionada ao exercício, ou ETAP (Exercise-Related Transient Abdominal Pain), e ela é sentida por aproximadamente 75% das pessoas que praticam corrida de rua, independente do nível. A medicina não possui recomendações sobre como evitar o problema, pois não sabe realmente qual é a causa.

A maior movimentação no tronco aumenta as  chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.

Estudos e teorias

 Existem poucos estudos sobre o assunto. Mas em uma pesquisa, quando atletas foram questionados sobre a dor, metade respondeu como motivo o consumo alimentos ou de bebidas , e um dos estudos existentes comprova isso. Durante os testes, foram fornecidos vários tipos de bebidas, e as que continham alta concentração de açúcar causaram mais dores; já índice de massa corporal, tipo de corpo e gênero não tiveram ligação comprovada com o surgimento da sensação.

Existe também inúmeras teorias sobre, onde algumas delas apontam problemas na postura, excesso de pressão sobre os órgãos ou até falta de sangue para o diafragma.

Victor Melo

Comentários

comentários

Veja também