Tempo - Tutiempo.net

Agricultores de Feira de Santana fazem inscrição para o Garantia-Safra

Até o dia 28 de fevereiro, agricultores familiares podem fazer a inscrição para aderir ao Programa Garantia-Safra – safra de inverno 2013/2014-. Para isso, basta procurar os escritórios locais ou a Gerência da EBDA, em sua região. Em Feira de Santana, agricultores estão efetivando o cadastro para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que comprova a condição de produtor, e ainda se inscreveram no programa.

 

De acordo com a gerente regional da EBDA em Feira de Santana, Edilza Reis, está prevista para esta safra, a inscrição de 25.849 agricultores no Garantia-Safra 2013/2014, em 22 municípios da região. “O seguro garante a subsistência econômica para toda família de agricultor com perdas de lavouras, e a EBDA vem desenvolvendo com amplitude a adesão dos produtores ao programa, na região da nossa jurisdição”, declara.

 

Edilza ainda esclarece que após as inscrições, os agricultores deverão retornar a gerência da EBDA onde receberá o boleto de pagamento da taxa do produtor, o qual deverá ser realizado em casas lotéricas e agências da Caixa Econômica. “Estamos esperando os agricultores no dia 17 de março para entrega dos boletos”, afirma a gerente.

 

A produtora Joana Silva, 44 anos, moradora da Fazenda Olho D’água da Formiga, em Feira de Santana, fala da importância do Garantia-Safra para a sua família, em épocas de perdas da produção. “Com o dinheiro posso complementar a alimentação dos meus filhos, mesmo em épocas difíceis”, explica.

 

Para a agricultora Maria Nascimento de Jesus (73), da Fazenda Magalhães Jaguará, também em Feira de Santana, se receber o seguro, vai utilizar na própria fazenda. “Posso comprar ração para meu gado, cavar uma fonte, investir o dinheiro na minha terrinha”, completa.

 

Os agricultores devem cumprir duas etapas para garantir sua participação no programa: fazer a inscrição em um escritório da EBDA, e para isso, o agricultor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e fazer o pagamento do boleto.

 

Fonte: Com informações da Assimp/EBDA / Foto: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS