Tempo - Tutiempo.net

MARINA ALERTA CONTRA “TENTAÇÕES AUTORITÁRIAS” NO BRASIL

Na semana em que o golpe militar completa 50 anos no Brasil, a ex-senadora Marina Silva, aliada do presidenciável Eduardo Campos (PSB) faz um alerta contra “tentações autoritárias que permeiam nossa frágil democracia”.

 

Segundo ela, persiste entre nós: a ilusão da onipotência. “É na política como exercício da onipotência que brota a decisão de eleger “postes” e cuidar para que se comportem como postes, até que sejam retirados do lugar por algum motivo tático ou estratégico de quem os colocou. É também ilusão de onipotência tratar os cidadãos-sujeitos como eleitores-objetos, que tem proprietários e podem ser roubados por pretendentes não autorizados”.

 

Ex-ministra afirma que “avançamos na história quando afirmamos a política como potência, carregada com a energia das ideias e sonhos, necessidades e desejos”. No entanto, diz que retrocedemos quando único detentor legítimo do poder na democracia, o povo, é substituído “por indivíduos ou grupos que se julgam editores da história e donos da civilização”

Fonte: 247/ Harlene Teixeira/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS