Tempo - Tutiempo.net

Brasil chega ao Rio 2016 com maior delegação e estreia em cinco modalidades

A primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos foi com apenas 21 atletas, em 1920, na Bélgica. Passados 86 anos, ou mais de 20 edições, o número de integrantes da comitiva no Rio de Janeiro é 22 vezes maior. Serão 465 atletas, sendo 209 mulheres e 256 homens. Isso garante ao país a maior delegação de sua história em uma Olimpíada: antes de 2016, a maior delegação do país nos Jogos Olímpicos foi em Pequim 2008, quando 277 atletas, sendo 132 mulheres e 145 homens competiram. Em Londres 2012, a equipe brasileira contou com 259 atletas.

As modalidades com maior número de atletas na Rio 2016 serão: atletismo (67), futebol (36), natação (33), handebol (28) e polo aquático (26). Já as com menor número de atletas são o ciclismo pista e ginástica de trampolim, ambas masculinas e com apenas um competidor inscrito – Rafael Andrade e Gideoni Monteiro, respectivamente. Entre todas as modalidades, apenas o hóquei sobre a grama feminino do país não obteve vaga, por não atender aos critérios mínimos estabelecidos pela respectiva federação internacional.

O Brasil fará sua estreia em cinco modalidades: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rugby. Dessas, o golfe volta ao programa olímpico após 112 anos e o rugby de 7 fará sua estreia. O Brasil ainda disputará pela primeira vez as seguintes provas: canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e saltos ornamentais sincronizado.

Por ser sede da competição, o Time Brasil tem direito a pelo menos uma vaga em cada modalidade esportiva, desde que cumpra certos requisitos técnicos estipulados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A atleta mais jovem da delegação brasileira é a paulista Bruna Takahashi, que, com 16 anos de idade, buscará uma medalha no tênis de mesa. A mais velha é Janice Gil Teixeira, com 54 anos, que disputará na modalidade de tiro esportivo.

Confirmado no time da vela, Robert Scheidt iguala-se a Rodrigo Pessoa em número de participações: o velejador vai para sua sexta Olimpíada, marca já atingida pelo cavaleiro, que está na reserva da equipe de saltos. Scheidt disputou as regatas de Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Quem também passa a figurar na lista dos atletas que mais vezes foram aos Jogos Olímpicos é a saltadora Juliana Veloso, de 35 anos, que esteve em todas as edições dos Jogos desde os Jogos de Sidney, em 2000. A atleta brasileira dos saltos ornamentais aparece logo atrás do mesatenista Hugo Hoyama e do velejador Torben Grael, que marcaram presença em seis Olimpíadas.

Entre os atletas confirmados que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 142 são militares. De acordo com a Marinha, as Forças Armadas começaram a investir no Programa Olímpico de atletas de alto rendimento em 2011, quando o Brasil recebeu a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares e terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas.

cljornal/EBC

OUTRAS NOTÍCIAS