Tempo - Tutiempo.net

Alan Sanches pede explicação a Sesab da perda de milhões de reais em medicamentos vencidos

Deputado cobra explicações da SESAB

Sem esconder sua indignação, o deputado estadual Alan Sanches (DEM), que é médico por formação e há muito vem denunciando a crise na saúde pública do estado, cobra da Secretaria de Saúde (Sesab) explicações sobre denúncia de inutilização de milhares de remédios de suma importância para a população por validade vencida e que resultarão num prejuízo superior a R$ 6 milhões.

“Não é novidade o quanto à população vem sofrendo por falta de medicamentos para tratamentos de doenças sérias. Tenho recebido denúncias de pacientes crônicos que estão sem ter acesso a remédios há mais de quatro meses e receber essa grave denúncia de que milhares de substâncias não foram distribuídas por falta de competência administrativa e agora irão para o lixo não me causa outra coisa senão indignação”, disparou, complementando que o Governo do Estado, a Sesab, precisa se explicar.

Nessa lista consta, por exemplo, suplemento alimentar para paciente oncológico, cujos custos são altos e são imprescindíveis para um resultado eficaz do tratamento.

Tem ainda remédios para pneumonia, malária, diabetes, trombose, hepatites B e C, Alzheimer, Chagas, esclerose, osteoporose, câncer, esquizofrenia, hipertensão e Aids.

Todos de custos elevados e adquiridos, em sua maioria, judicialmente. Isso só comprova a falta de gestão de que tanto vem sendo denunciado pelo próprio deputado.

“Erros como esse, que coloca em risco vidas, não podem ficar impunes”, disse o deputado.

Assembléia Legislativa

OUTRAS NOTÍCIAS