Tempo - Tutiempo.net

China e Japão devem iniciar nova era de intercâmbios, diz chanceler chinês

O chanceler chinês anuncia nova era de cooperação com Japão (Foto: Xinhua)

Uma nova era de cooperação entre a China e o Japão – é o que anuncia o ministro chinês das Relações Exteriores.

Wang, que participou da Reunião de Ministros de Relações Exteriores do Grupo dos Vinte (G20) em Nagoya, fez as observações durante uma reunião com o governador da província de Shizuoka, Heita Kawakatsu.

Wang disse que, embora as relações entre os dois países tenham experimentado altos e baixos, os intercâmbios amistosos entre pessoas e de nível local têm sido sempre a pedra fundamental da comunicação entre a China e o Japão. Mais de 250 pares de cidades irmãs foram estabelecidos entre os dois países, acrescentou.

Os dois lados devem acompanhar o correr dos tempos, abrir conjuntamente uma nova era de intercâmbios de nível local no século 21 e impulsionar a melhora e o desenvolvimento contínuos das relações bilaterais, disse Wang.

Shizuoka sempre teve uma única e importante posição nos intercâmbios amistosos entre a China e o Japão, disse Wang, indicando que a província deve continuar desempenhando um papel dirigente na promoção da cooperação amistosa entre os dois países.

Kawakatsu introduziu a origem histórica e o atual desenvolvimento de intercâmbios amistosos de Shizuoka com a China, dizendo que, mesmo se o desenvolvimento das relações Japão-China for tranquilo ou experimentar altos e baixos, os sentimentos amistosos dos japoneses para a China nunca mudou.

Shizuoka criou relações amistosas com muitas províncias e cidades da China, especialmente com a Província de Zhejiang por 37 anos, disse Kawakatsu, acrescentando que as pessoas de Shizuoka orgulham-se de sua relação especial com a China e suas contribuições para a amizade Japão-China.

Kawakatsu disse que ele aprecia altamente a Iniciativa do Cinturão e Rota e considera isso uma importante oportunidade para que Shizuoka expanda a cooperação amistosa com a China, acrescentando que a província está totalmente pronta para apoiar e participar ativamente da construção conjunta dos projetos do Cinturão e Rota.

A porta de Shizuoka está sempre aberta para os amigos chineses e a província dá boas-vindas a mais turistas chineses, acrescentou.

Xinhua

OUTRAS NOTÍCIAS