Tempo - Tutiempo.net

Crianças em jaulas choram pelos pais enquanto guardas dos EUA debocham

Crianças separadas dos pais nos EUA

Uma gravação em áudio que parece captar as vozes de crianças pequenas falando em espanhol e chamando por seus pais em uma instalação de imigração nos Estados Unidos é o centro das atenções no crescente tumulto causado pelas separações de famílias de imigrantes.

“Papai! Papai!”, diz uma criança na gravação, chorando. Em outro momento, muitas crianças são ouvidas desesperadas e um dos guardas diz, em espanhol e em tom de zombaria, que as lamentações mais parecem uma sinfonia, “só falta um maestro”.

O áudio foi inicialmente divulgado pela organização sem fins lucrativos ProPublica. A advogada de direitos Humanos Jennifer Harbury disse ter recebido a fita com a gravação feita na semana passada, mas não forneceu detalhes do local onde o áudio foi captado.

O áudio (ouça abaixo) veio à tona no momento em que políticos e defensores públicos se reúnem na fronteira entre Estados Unidos e México para visitar os centros de detenção de imigrantes e aumentar a pressão sobre o governo Trump para encerrar a política de “tolerância zero” contra a imigração.

Até mesmo a primeira-dama, Melania Trump, se manifestou sobre o tema, numa tentativa de se distanciar das ações do governo.

Condições desumanas

O deputado democrata Ben Ray Lujan, do Novo México, disse que o local no qual a maioria dessas crianças se encontra era um antigo hospital convertido em alojamento, com quartos divididos por faixa etária.

Havia um pequeno quarto para os mais novos, com duas cadeiras altas, onde dois bebês estavam sentados, usando roupas iguais.

Outro grupo de legisladores visitou, no domingo, 17, um antigo depósito em McAllen, também no Texas, onde centenas delas são mantidas em jaulas de metal. Uma das celas no local tinha 20 menores.

Mais de 1,1 mil pessoas estavam dentro da instalação, ampla e escura, dividida em alas para crianças desacompanhadas, adultos sozinhos e pais e mães com filhos.

No Vale do Rio Grande, o corredor mais movimentado para os que tentam atravessar a fronteira ilegalmente, funcionários da Patrulha dizem que devem reprimir os imigrantes e separar os adultos das crianças para desencorajar que outras pessoas tentem entrar no país sem permissão.

Tolerância zero

Desde o anúncio da política de “tolerâcia zero” no início de maio, 2.342 crianças e jovens imigrantes foram separados de suas famílias (de 5 de maio a 9 de junho), segundo dados oficiais.

Esse afluxo é resultado direto da decisão da Casa Branca de processar 100% das pessoas que cruzam suas fronteiras com o México sem documentos, sejam elas acompanhadas ou não de crianças.

Até agora, ainda que a lei fosse a mesma, as autoridades muitas vezes optavam por não deter as famílias para evitar essa situação, uma vez que as crianças não podem ser encarceradas e, portanto, devem ser realocadas.

Esta nova política é “digna de tortura”, segundo a ONG Anistia Internacional, “inadmissível” para a ONU, e também denunciada por líderes religiosos americanos influentes entre o eleitorado republicano.

Críticas

A líder democrata Nancy Pelosi, em entrevista após visita a uma instalação em San Diego (Califórnia) com outros deputados, disse que a separação de famílias é “uma questão bárbara que pode ser mudada em um instante pelo presidente dos EUA, ao rescindir sua ação”.

O senador republicano Ted Cruz, do Texas, anunciou que estava instaurando uma legislação de emergência para manter as famílias de imigrantes juntas.

“Todos os americanos estão horrorizados diante das imagens que estamos vendo no noticiário, crianças chorando sendo afastadas de suas mães e pais”, disse Cruz. “Isso deve parar.”

O presidente Donald Trump defendeu a política de seu governo enfaticamente na segunda-feira, depositando a culpa das separações no Partido Democrata. “Os EUA não serão um campo de migrantes e nem um campo de refugiados”, declarou. “Não sob minha supervisão”, completou.

Em um editorial publicado na última segunda, o jornal americano The New York Times criticou o presidente Trump duramente, chamando suas justificativas para a ação de “desonestas e covardes”.

Lembrou, ainda, que embora os últimos presidentes americanos (George W. Bush e Obama) tenham se esforçado para reduzir o fluxo migratório, nenhum deles chegou perto de separar famílias. “Este toque de maldade pertence inteiramente a Trump – ele escolheu atormentar as famílias sem documentos”, finalizou a publicação.

 

Luis Soares

OUTRAS NOTÍCIAS