Tempo - Tutiempo.net

Hospital da Mulher completa 28 anos.

(Foto: Divulgação)

Construído no dia 30 de janeiro de 1992, no segundo governo do prefeito Colbert Martins da Silva, o Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher – completa 28 anos de atuação, sendo considerado atualmente a principal referência em parto humanizado na região. A unidade realiza cerca de 130 partos diariamente.

Sob a gestão do prefeito Colbert Martins Filho, o HIPS aumentou sua capacidade de atendimento no complexo materno-infantil, na emergência e no ambulatório do Hospital da Mulher, como no Hospital Municipal da Criança Dr. José Eduacy Lins.

Uma série histórica de atendimentos e procedimentos, entre 2013 e 2019, foi apresentada recentemente pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS). Os números, considerados satisfatórios, revelam um aumento na prestação de serviços nos equipamentos administrados pela autarquia da Prefeitura Municipal.

Referência no atendimento de parto humanizado e com assistência para 80 municípios pactuados, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou 210.137 atendimentos e 64.175 internamentos de 2013 até 2019. Somente no ano passado, foram 18.385 atendimentos e 7.805 internamentos.

Os dados apontaram também um aumento na realização de exames laboratoriais. Foram mais de 2 milhões de exames no Laboratório Municipal de Análises Clínicas em pacientes da rede de saúde em 2019. Em 2013 esse número era de 254.147 pacientes.

O relatório destaca a produtividade do Hospital da mulher na realização de exames de especialidades, a exemplo de imunologia, microbiologia e teste do pezinho, que chegaram a 395.340 exames em 2019.

As características que tornam o Hospital da Mulher uma das unidades de saúde mais  importantes da região e que se diferencia das demais são os serviços de equipes especializadas em obstetrícia. Equipes especializadas de Humanização, Acolhimento, Planejamento Familiar e atendimento 24 horas a população com assistência à 80 municípios da região mantidos com recursos do Governo Municipal.

História

Antes da construção do Hospital da Mulher, funcionava na Rua da Barra, número 75, bairro Jardim Cruzeiro, a Unidade Básica Santa Maria. No decorrer da gestão do então prefeito Colbert Martins da Silva, no início da década de 1990, começaram, neste local, as obras de construção do Hospital Especializado em Obstetrícia da região, conhecido como Hospital da Mulher. Em 30 de janeiro de 1992 foi inaugurado com homenagem à Inácia Pinto dos Santos, mãe do Deputado Federal Francisco Pinto. O secretário de Saúde na época era o médico Benício Cunha Cavalcante.

Colbert Martins Filho, prefeito de Feira de Santana e médico por formação, ressalta a importância que esta unidade hospitalar tem hoje para o estado da Bahia. “O hospital completa 28 anos de assistência aos feirenses e outros municípios. Feira deve comemorar sim os avanços do Hospital da Mulher. Aqui vários feirenses nasceram, muitas famílias levam seus filhos pra casa com saúde. O Hospital da Mulher, desde a sua inauguração, quando o meu pai e prefeito Colbert Martins entregou a comunidade, não parou mais de crescer e sempre vai ter o apoio do governo com melhorias na oferta de especialidades e aumento da assistência”, Colbert Filho.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS