Tempo - Tutiempo.net

Pesquisa qualitativa para pensar e atuar no campo da saúde

Na edição 21.8 da Revista Ciência & Saúde Coletiva denominada “Pesquisa qualitativa” para pensar e atuar na área de saúde, cujos editores convidados são os investigadores portugueses Jaime Ribeiro, Dayse Neri de Souza e Antonio Pedro Costa, traz para os leitores textos qualitativos de autores brasileiros, portugueses, espanhóis e de vários países da América Latina.

Nela se encontra uma imensa riqueza de abordagens, o que faz lembrar a célebre frase de Boltanski, segundo o qual, a visão das pessoas sobre saúde e doença é sempre mediada por padrões culturais e representações sociais.

Abrindo o número temático há dois editoriais. O primeiro responde à pergunta: “por que pesquisa qualitativa em saúde?”.

E o segundo se refere a um problema clássico em relação à divulgação de tais estudos em “o artigo qualitativo em foco”, no qual se descrevem os principais problemas encontrados pelos editores de revista para aprová-los.

Há, a seguir, 30 textos, dos quais, os sete primeiros são de autores que apresentaram seus trabalhos no 4º. Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa, ocorrido no Brasil em 2015.

Os temas tratados recobrem os mais diferentes aspectos da visão do sujeito sobre seus problemas de saúde: seguindo o ciclo de vida, há textos sobre questões da infância, da adolescência, da vida adulta e da velhice.

Vários trabalhos aprofundam aspectos subjetivos da educação e da promoção da saúde e da prevenção de agravos.

Um grupo de artigos percorre problemas ou cuidados na gravidez, parto e maternidade; enfrentamento de doenças como dengue, câncer, diabetes, distúrbios alimentares e outros.

Há também uma série de textos sobre os cuidados ofertados pelo SUS, sobre atuação dos profissionais de saúde e, também sobre a visão dos pacientes sobre os cuidados que recebem e sua satisfação com os serviços.

Encontram-se ainda instrumentos para orientar quem trabalha com narrativas de adoecimento, com avaliação qualitativa e com prevenção de violência na juventude.

Para finalizar, de forma inédita, nesta edição, publica-se a Resolução recém- aprovada pelo Ministério da Saúde do Brasil sobre as normas que devem reger pesquisas sociais e humanas, dispositivo em que, pela primeira vez se respeitam e se levam em conta os procedimentos metodológicos próprios dessas áreas.

A elaboração desse documento foi liderada pelo Conselho Nacional de Saúde, mas integrou todas as Sociedades e Associações que congregam os cientistas das áreas sociais e de humanas do país.

Sua participação está registrada na nota sobre a Resolução.

Enfim, todos têm a seu dispor um livro aberto sobre teorias, métodos e práticas que conformam a experiência da pesquisa qualitativa em saúde.

Maria Cecília de Souza Minayo – Editora chefececilia@claves.fiocruz.br.

OUTRAS NOTÍCIAS