Tempo - Tutiempo.net

ESCOLHA INTELIGENTE NÃO É A PRAIA DE COLBERT/POR CARLOS LIMA

Problemas de memória

Mesmo não sendo “mito”. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho, demonstrou ser bom em mitologia. Soube com eficiência, utilizar a prática dos Fake News e das inverdades, amplamente difundidas pelo seu presidente, Jair Messias Bolsonaro.

Uma atitude amalgamada foi a gravação de “vídeo duvidoso,  no seu conteúdo”, afirmando que muito realizou pela educação em Feira de Santana, e tece críticas infundadas, como sempre, ao governo do Estado.

No vídeo mostra algumas escolas municipais na zona urbana, em regular estado de conservação. Esqueceu de registrar que foram construídas pelo ex-prefeito José Ronaldo, e que estão sem aulas regulares por causa da pandemia, mais de um ano.

Deixou de mostrar escolas da zona rural e da periferia da cidade, que estão sem as mínimas condições de funcionamento.

Parabéns Colbert, você está sendo um bom aluno de Bolsonaro.

Não posso dizer que foi uma escolha inteligente.  Aliás, essa não é a sua praia e nunca foi opção política.

Entretanto na escola do genocida, dizem as más línguas, “plantar Fake News e mentir, tem 60% mais chances de ser acreditado e compartilhado nas redes sociais, do que falar a verdade.

Foi assim que o seu presidente chegou ao poder. Por acaso acredita que imitando-o poderá superar o seu mentor José Ronaldo?

A história política de José Ronaldo é real, a sua é fictícia. Sua renúncia unilateral, ceifou qualquer possibilidade de lideranças e respeito político.   O legado histórico desmoronou.

Não é um conselho, mesmo porque o prefeito é médico. Mas é urgente que ele se preocupe com a própria memória, existe a possibilidade de que algo não esteja funcionando normalmente.

Ele sabe que o governo do Estado não fechou escolas, muito pelo contrário. Foi transferida para os municípios as escolas em que os alunos são da responsabilidade municipal, como o ensino fundamental II. Ainda assim, o Estado mantém mais de 17 mil alunos em Feira de Santana que deveriam estar sob a gestão do município.

O prefeito precisa se atualizar ou confirmar o diagnóstico de que a memória está falhando, esqueceu a legislação.

A prova mais contundente de que Colbert Filho é um verdadeiro adepto do Fake News, como se comenta na cidade é a seguinte:

“A Escola Eduardo Fróes da Motta, não foi fechada pelo Estado. Ela foi municipalizada, tanto é verdade que a Secretaria de Educação de Feira der Santana pintou sua fachada com as cores do município”.

Será desconhecimento do que acontece com a educação em sua administração, ou o negacionismo também foi incorporado.

E a merenda escolar? Poderia ser um bom debate. Os vereadores bem que poderiam colocar o dedo nessa ferida cancerígena.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS