Tempo - Tutiempo.net

Paciente com covid internados em UTI é a menor já registrada no País

Leitos de UTI para covid desativados

A quantidade de casos de covid-19 de alta gravidade caiu no Brasil depois de a variante ômicron ter se transformado em predominante.

O número de hospitais com a doença que foram parar em UTI (Unidades de Terapia Intensiva) passou de 45% em dezembro para 34% em janeiro, o menor de toda a pandemia…

“Os registros de casos nos hospitisl são em geral mais leves, há menos complicações, e se consegue tratar melhor”, disse Viviane Cordeiro, chefe da UTI da Beneficência Portuguesa, sobre os pacientes que recebeu no hospital durante o mês de janeiro.

Foram considerados 1,7 milhão de registros de hospitalização para os quais há informações sobre a entrada ou não do paciente na UTI.

Já os números de fevereiro foram desconsiderados porque as informações sobre desfecho de entrada em UTIs e intubação devem sofrer modificações significativas.

A intubação de pacientes, outro indicador de gravidade, também registrou o menor patamar desde o início da crise sanitária. Em janeiro, 15,6% dos pacientes com covid foram intubados.

Esse mesmo levantamento também foi captado pelo projeto UTIs Brasileiras. E o tempo médio de permanência em UTIs caiu 35% no trimestre até  o final de fevereiro em relação aos 3 meses anteriores. Chegou em 8,7 dias….

É o menor patamar da pandemia, de acordo com dados do projeto.

“Estamos em um momento certa  tranquilidade”, disse Ederlon Rezende, médico intensivista e coordenador do UTIs Brasileiras…

O médico também afirma que a maioria dos pacientes graves quen se encontram nos hospitais são pessoas não vacinadas, idosos ou imunossuprimidos.

Os  2 últimos grupos possuem sistema imune mais fraco e são mais suscetíveis às versões graves da doença mesmo vacinados.

A expectativa é de o levantamento de  fevereiro traga   números menores de gravidade. segundo ele, é o que se tem observado nos dados do projeto e também nos hospitais.

Por conta dessa nova situação  muitas redes estão desativando leitos de UTI devido à redução da procura.

cljornal com informações do Poder 360

OUTRAS NOTÍCIAS