Tempo - Tutiempo.net

Maçonaria: a plenitude fraterna/ por Carlos Lima

Maçonaria, plenitude fraterna

O Maçom é para ser um líder dotado de consciência e fraternidade seguindo os caminhos que o conhecimento de liberdade filosófica, espiritual e igualitária adquirida ao lapidar sua “pedra bruta”.

Pelo amor e  luta permanente deseja tornar a humanidade feliz. Nenhum obstáculo será trazido pelas trevas que possa neutralizar a luz recebida em sua iniciação.

O maçom precisa perseverar na conquista do aperfeiçoamento de sua permanente evolução ambiental, cultural e social, além formatar intensa participação na construção de melhor qualidade de vida para o ser humano.

A verdadeira ação vem da pratica da “Democracia Participativa”, pela qual todas as pessoas terão direito de se expressar, opinar, participando de todas as decisões, em questões, que possam ser implementadas.

Adotando o como princípio básico a busca pela verdade.

Tudo deve ser discutível, nada imposto.

Afirmam que a Maçonaria está em crise. Não.

A Maçonaria no momento navega em águas turbulentas.

Os próprios Maçons provocam as turbulências. Nós mesmos podemos acalmá-las.

Crise mesmo quem vive na atualidade é o Brasil.

Em épocas passadas por serem livres eram convocados a repensar e humanizar as soluções de crises. Publicamente eram reconhecidos, também, por serem comprometidos com a Liberdade, igualdade social e qualidade de vida, cujo limite era infinito.

A determinação se baseava em comportamento de ‘Ordem Progressista’ que se desenvolve como defensora de futuras gerações.

Com certeza se combatia persistentemente os rugidos do fanatismo e da obscuridade intelectual. Esses rugidos são responsáveis pela falta de entendimentos, raciocínio coerente e lógico, na defesa da virtude.

A certeza de que a luta Maçônica visando erguer Templos à Virtude e masmorras aos vícios, nunca chegou ao fim, nem chegará.

Não é o juramento em toda sua plenitude que forma o Maçom. Sua formação é o resultado do estudo, esforço, lealdade, trabalho, coragem, prática, tolerância, amor e fé. Esse conjunto de ações fortalece a luz recebida, tornando-o buscador de sabedoria.

A renovação de vida pelo renascer, nos guia para uma nova plenitude.

Carlos Lima MI

OUTRAS NOTÍCIAS