Tempo - Tutiempo.net

Cultivares de videira da Embrapa Uva e Vinho à disposição dos produtores

Produtores interessados em plantar videiras de cultivares desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho já podem fazer a reserva de gemas para enxertia ainda neste inverno no Viveiro Vitácea (http://www.vitaceabrasil.com.br), licenciado da Embrapa.

 

Estão disponíveis gemas das cultivares BRS Magna, BRS Isis, BRS Núbia e BRS Vitória, ao custo de R$150, o lote de 100 gemas, mais despesas postais. O envio das gema será ocorrer a partir da segunda quinzena de julho.

 

Confira as principais características das cultivares:

BRS Magna: é uma cultivar de uva tinta para elaboração de suco, com ampla adaptação climática, sendo recomendada para cultivo em regiões de clima tropical e temperado. Apresenta ciclo intermediário, com inicio da brotação na Serra Gaúcha em meados de setembro, sendo a sua colheita cerca de uma semana após a cultivar ‘Concord’, no começo de fevereiro. Destaca-se pelo sabor típico de V. labrusca, produzindo um suco de cor violácea intensa, com alto conteúdo de açúcares e baixa acidez, com características de aroma e sabor lembrando framboesa.

 

BRS Isis: é uma cultivar de uva sem sementes vermelha, tolerante ao míldio, de sabor neutro agradável, para consumo in natura. Pode ser cultivada, com sucesso sobre os porta-enxertos: IAC 572 ‘Jales’, na região Noroeste de São Paulo e IAC 313 ‘Tropical’ e ‘SO 4’, no Vale do Submédio São Francisco.

 

BRS Núbia: é uma cultivar de uvas com sementes, para consumo in natura, recomendada para o cultivo na região norte do Paraná, noroeste do estado de São Paulo, norte de Minas Gerais e Vale do Submédio São Francisco. Esta cultivar, por suas bagas grandes e coloração bem definida, representa uma alternativa de uvas pretas com sementes para cultivo nas regiões onde foi testada.

 

BRS Vitória: é uma cultivar de uva de mesa sem sementes, bem adaptada ao cultivo nas regiões tropicais onde foi testada. A uva tem bagas com cor preta, bom equilíbrio entre açúcar e acidez, o que lhe confere ótimo sabor aframboezado, com potencial de sólidos solúveis (brix) chegando a mais de 20. Tem bom comportamento em relação ao rachamento de bagas. É tolerante ao míldio.

 

Para mais informações sobre essas e outras cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira da Embrapa Uva e Vinho acesse www.embrapa.br/cultivares.

Fonte: Cultivar/ Foto: web

OUTRAS NOTÍCIAS