Nessa época de eleições, os candidatos das chapas majoritárias precisam de profissionais na área de propaganda e marketing político, são os popularmente conhecidos como marqueteiros.
As estratégias já vêm sendo montadas há muito tempo. Nessa reta final, pode-se dizer, após a minirreforma política, com o tempo reduzido, esse trabalho ficou mais dinâmico e com certeza mais agressiva nas informações.
O candidato a reeleição José Ronaldo de Carvalho, terá mais uma vez o bem sucedido marqueteiro feirense Xiko Melo, da Mercado Comunicação, comandando a sua campanha. Devemos salientar que Xiko é o campeão de vitorias no primeiro turno em Feira de Santana, são 16 anos.
O candidato petista Zé Neto contratou a agência Objetiva que é comandada pelo ex-coordenador de propaganda do governo Wagner, o publicitário Antonio Assis, de larga experiência no mercado político publicitário.
Rasta. Candidato com desempenho surpreendente na campanha passada, Jhonatas Monteiro, terá como marqueteiro o economista por formação e designer por vocação, Pedro Henrique Dórea, também militante do PSOL.
Jairo Carneiro, PP, candidato pela primeira vez a prefeito de Feira de Santana, contratou Elielson Costa da Filmmaker que é sócio da Live Filmes, além do experiente jornalista Genildo Lawinski, que será o comandante da campanha.
Ex-vereador, suplente de deputado estadual, Ângelo Almeida, PSB, trouxe para sua campanha, para os programas de TV o cineasta Ícaro de Oliveira, da Ateliê Filmes, outros nomes que integram a sua equipe não foram mencionados, provavelmente fazem parte da equipe de Ícaro.
Ainda sem definição ou divulgação oficial da sua equipe de marqueteiros está o candidato do PCO, Leonardo Pedreira.
E assim, o cenário eleitoral está montado. É uma campanha difícil diante da situação política do país, da crise já desenhada e do crescente desgaste da classe política, diante das denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro, propina e das delações premiadas.
Em Feira de Santana essas denuncias não foram consumadas, no entanto as opiniões estão sendo formadas, ou formatadas, e trazem dificuldades para o trabalho de marketing, que visam o convencimento do eleitor pela escolha do seu candidato.
cljornal