Tempo - Tutiempo.net

Agricultores familiares contemplados com mudas de palma adensada

Os agricultores familiares de seis distritos da zona rural de Feira de Santana estão sendo contemplados com a entrega de cem mil mudas de palma adensada. A iniciativa faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho e da Agricultura Familiar, lançado no último domingo, 20, em Jaguara.

A ação também vai beneficiar agricultores de Ipuaçu e Bonfim de Feira – que juntamente com Jaguara concentram a maior quantidade de pequenos pecuaristas – além de famílias que residem em Tiquaruçu, Matinha, Jaíba e Maria Quitéria. A iniciativa é da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, e está sendo executada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

“O maior objetivo é conscientizar o pequeno agricultor quanto a importância em garantir a alimentação do seu rebanho no período de seca. As mudas de palma para agricultura familiar são das variedades de palma baiana e miúda, resistentes às pragas”, destaca o secretário Ozeny Moraes.

Ele observa que a integração entre os governos Municipal, Estadual e Federal é fundamental para a retomada do crescimento da pecuária na região de Feira de Santana. “É o momento de darmos as mãos depois do momento difícil de perdas de rebanho e pastagens por conta da seca prolongada”, aponta.

A palma adensada diminui o espaço entre as mudas. Em um hectare de terra é possível produzir cerca de 500 toneladas do vegetal, quantidade suficiente para alimentar um rebanho de 40 animais durante seis meses.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS