Tempo - Tutiempo.net

Agro deve ter peso menor no PIB nos próximos meses, avalia Bradesco

Agro deve ter peso menor no PIB nos próximos meses, avalia Bradesco Publicado em 12/06/2017 07:38 e atualizado em 12/06/2017 08:29 6 106 exibições Se o agronegócio foi o principal responsável por garantir o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano, o mesmo não deve ser esperado para os períodos seguintes. O setor deve ter menos peso nas contas nacionais afirmou, nesta quinta-feira (9/6), a economista Fabiana D’Atri, do banco Bradesco. No intervalo de janeiro a março deste ano, a economia brasileira apresentou crescimento de 1% em relação ao último trimestre de 2016, depois de oito retrações seguidas. Na mesma comparação, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária brasileira cresceu 13,4%. “A agropecuária teve a maior safra de grãos da história e acabou impulsionando o PIB de maneira extraordinária. A cadeia vai continuar agregando valor à economia, mas, para efeito de PIB, o resultado ficou concentrado no primeiro trimestre”, disse a economista, durante o Coffee Summit, promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em São Paulo (SP). Na avaliação do banco, a economia brasileira deve terminar o ano estável. Já no segundo trimestre, sem o efeito da produção agropecuária, o país deve registrar uma retração de 0,4%. No terceiro, deve ficar estável e ter uma recuperação de 0,5% nos últimos três meses do ano. Para 2018, o cenário é mais positivo, com uma expectativa de crescimento de 2% na economia nacional. A economista do Bradesco destacou ainda que o forte aumento da produção agrícola é um dos fatores que vem ajudando a desacelerar os índices de inflação

Se o agronegócio foi o principal responsável por garantir o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano, o mesmo não deve ser esperado para os períodos seguintes. O setor deve ter menos peso nas contas nacionais afirmou, nesta quinta-feira (9/6), a economista Fabiana D’Atri, do banco Bradesco.

No intervalo de janeiro a março deste ano, a economia brasileira apresentou crescimento de 1% em relação ao último trimestre de 2016, depois de oito retrações seguidas. Na mesma comparação, o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária brasileira cresceu 13,4%.

“A agropecuária teve a maior safra de grãos da história e acabou impulsionando o PIB de maneira extraordinária. A cadeia vai continuar agregando valor à economia, mas, para efeito de PIB, o resultado ficou concentrado no primeiro trimestre”, disse a economista, durante o Coffee Summit, promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em São Paulo (SP).

Na avaliação do banco, a economia brasileira deve terminar o ano estável. Já no segundo trimestre, sem o efeito da produção agropecuária, o país deve registrar uma retração de 0,4%. No terceiro, deve ficar estável e ter uma recuperação de 0,5% nos últimos três meses do ano. Para 2018, o cenário é mais positivo, com uma expectativa de crescimento de 2% na economia nacional.

A economista do Bradesco destacou ainda que o forte aumento da produção agrícola é um dos fatores que vem ajudando a desacelerar os índices de inflação, acomodando os preços de alimentos.

Revista Globo Rural

OUTRAS NOTÍCIAS