Tempo - Tutiempo.net

Maior plantação de jabuticabas do mundo atrai turistas em Goiás

 

 

A maior plantação de jabuticabas do mundo fica em Goiás, no município de Hidrolândia, localizado a 40 quilometros de Goiânia. A fazenda Jabuticabal existe há mais de 60 anos e além de produzir diversos itens a partir da fruta, atrai turistas em busca de uma verdadeira experiência gastronômica.

A primeira muda, que hoje é considerada o maior jabuticabal do mundo, foi plantada em 1947 na fazenda. Hoje a produção é de 38 mil pés espalhados em 130 hectares. O investimento foi pelo agricultor Antônio Batista da Silva, ao perceber que a fruta tinha grande aceitação no mercado.

A fazenda acompanhou os avanços tecnológicos e modernizou as técnicas de cultivo e manejo.

– Estudamos bastante a cultura. Atualmente plantamos diferente, fazemos poda. Também descobrimos que a jabuticaba precisa muito de potássio e fósforo para tornar-se uma fruta boa, doce.- disse o gerente da Jabuticabal, Paulo Antônio da Silva.

Na ultima safra, a produção chegou a 120 toneladas de jabuticaba. Desde 2000, além de comercializar a fruta in natura, a família passou a produzir vinhos, sucos, geléias e cosméticos feitos com o óleo extraído da folha. A linha de produtos é vendida em todo o Brasil e exportada para outros países, como a China.

Entre os meses de setembro e novembro, a fazenda é aberta aos turistas. A cada final de semana, mais de 2 mil pessoas vão até o local. A entrada no local custa R$ 25 por pessoa e o quilo da fruta, R$ 6.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS