Tempo - Tutiempo.net

Banda Sinfônica Portal do Sertão levou música da MPB à Biblioteca Municipal

Uma bela apresentação de jovens músicos

A Banda Sinfônica Portal do Sertão da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, integrante do Programa NEOJIBA, realizou uma apresentação com repertório DA MPB na Biblioteca Municipal Arnold Silva, na tarde de quinta-feira, 08. A iniciativa foi promovida pela Fundação Cultural Egberto Costa.

O NEOJIBA foi criado em 2007 pelo Governo da Bahia.

Ele tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.

Os jovens que fazem parte do programa se apresentam em locais cedidos mediante acordo entre as partes e dessa vez, o local contemplado foi a Biblioteca Municipal.

Na ocasião, os músicos que vêm de muitas cidades como Cachoeira, Santo Amaro, Serrinha e Santo Estevão, proporcionaram um encontro entre duas culturas: a leitura e a música.

Sua apresentação não deixou margem para queixas. Tocaram músicas de variados ritmos e gostos através dos mais diversos instrumentos, dentre eles os tradicionais trombone, clarinete, flauta, saxofone, aos mais exóticos como fagote e oboé.

No ano em que se comemora os 100 anos do samba, proporcionaram uma viagem ainda mais completa, passando pelo maxixe, ritmo que antecedeu o mais tradicional ritmo brasileiro, e chegando ao maior compositor brasileiro: o baiano Dorival Caymmi.

Numa demonstração de pura habilidade, os jovens tocaram juntos e até separados, mas sempre com rítimo e harmonia.  A jovem Ana Mara ainda teve a chance de sair da plateia para virar regente da orquestra por alguns minutos.

Joedson Cezar é instrutor de sopro do Núcleo Antônio Gasparini, e foi o regente da apresentação.

Ele acompanha os jovens desde o início da orquestra, em agosto de 2014.

“Eu sou de filarmônica. Tem muita gente vindo delas, de igreja, de fanfarra. A gente tem essa integração. São pessoas de vários locais, e a gente mantém sempre um clima amigo. O resultado está sendo cada vez melhor”, afirmou Joedson.

A diretora da Biblioteca Municipal, Telma Melo, afirmou que todo tipo de cultura é sempre bem-vinda na biblioteca.

“Este é um lugar que envolve muita coisa: literatura, poesia, peças teatrais. Tudo isso é cultura. Eu sempre procuro trazer todos os segmentos culturais para a Biblioteca.

Secom edição cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS