Tempo - Tutiempo.net

Faleceu na manhã desta quinta-feira (7)vítima de Covid-19 o cantor Genival Lacerda

Vá em paz amigo

Em postagens em redes sociais, artistas, políticos e fãs lamentaram a morte do cantor e compositor Genival Lacerda, ocorrida nesta quinta-feira (7). Ele morreu aos 89 anos, no Recife, em decorrência de complicações da Covid-19.

Campina Grande decretou  luto oficial de três dias.
“Hoje perdi um dos maiores amigos de minha vida”, escreveu o filho de Genival, o também cantor e compositor João Lacerda.

No Instagram, ele postou uma homenagem ao pai e contou sobre a vida em família. “Amigo da música, de ensinamentos, amigo que, na hora de brigar, sempre brigava e, minutos depois, nem lembrava que brigava, porque não guardava mágoa de ninguém”, escreveu.

Na mesma postagem, amigos desejaram forças para a família. “Ainda ontem lembro-me de seu sorriso, de apertar sua mão! Agora terei de aprender a viver com sua imagem, e lembranças de um bom pai. Vai na paz, meu pai, sempre te amarei, teu João Lacerda Neto”, disse o filho.

Artistas

O rapper carioca Marcelo D2 escreveu em sua conta do Twitter que “essa dança dele com a mão na barriga me faz lembrar a alegria do Brasil, me conecta muito com meus antepassados e me trás uma sensação boa de felicidade”, em referência à pose clássica de Genival dançando sozinho.

A cantora Daniela Mercury também homenageou o cantor nas redes sociais. “A música de Genival Lacerda era pura alegria. Queria agradecer por cada sorriso. Sinto muitíssimo que ele vá embora assim”, disse.

O cantor Lulu Santos postou um coração e uma foto de Genival em homenagem ao paraibano, no Twitter.

No Instagram, o forrozeiro Luan Estilizado postou vídeos falando da relação de admiração que tinha com Genival, com quem, segundo ele, gravou uma música em 2020.

“Hoje um bom dia bastante triste, perdemos uma das maiores referências da música popular brasileira, da nossa cultura nordestina, do nosso forró. Um cara que sempre levantou a bandeira do nosso forró”, disse.

O músico e apresentador Luiz Thunderbird também comentou em sua conta do Twitter sobre um encontro com Genival. “Conheci Genival Lacerda na rua, ali em frente ao prédio da Folha de São Paulo. Ele foi de uma simpatia incrível. Ele criou um estilo muito pessoal na música”, escreveu.

A cantora pernambucana Cristina Amaral postou uma foto abraçada com Genival. “A sua ausência nos causará profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente o tempo todo”, disse.

Mestre Gennaro, cantor, compositor e sanfonista, postou uma foto ao lado de Genival e lamentou a morte dele. “Nosso forró está de luto. Mais um para cantar no céu, que os anjos te recebam, meu grande amigo. Mais uma perda irreparável”, afirmou.

Na último foto postada na conta oficial de Genival no Instagram, fãs e artistas comentaram a morte do artista. “Descanse em paz, Genival, você será sempre lembrado por nós”, disse o cantor Flávio Venturini.

Fãs e artistas comentam na última postagem da conta do Instagram do cantor e compositor Genival Lacerda. Nessa postagem, fãs falaram sobre a irreverência e originalidade das músicas de Genival.

“Todo bom forró tem alguma irreverência e malícia criativa. E isso teve a mão dele. Hoje, ele pegou o rádio de volta e fechou a boutique. Descanse em paz, Genival”, afirmou um deles.

Políticos

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), manifestou os seus sentimentos pela morte do cantor. Em nota, afirmou que “a cultura nordestina perdeu hoje um de seus maiores ícones. Genival Lacerda nasceu na Paraíba, mas era um cidadão pernambucano. Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Genival”.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), utilizou o seu perfil no Twitter para comentar a morte do cantor. Ela afirmou que Genival “foi, e sempre será, um ícone do forró e da cultura nordestina”.

No Instagram, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), postou uma foto e deixou suas homenagens ao cantor. “Sempre será lembrado pela irreverência e por sua paixão pelo Nordeste. Foi um dos grandes ícones do forró e da cultura nordestina. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, escreveu.

Governador da Paraíba, João Azêvedo (Cidadania) postou que, “conhecido por todo o Brasil, Genival Lacera era considerado um símbolo da cultura do Nordeste, sendo um dos grandes nomes do forró, (…) ritmo que levou para o país inteiro com seu carisma e irreverência, características que o tornaram um ídolo popular”.

E lembrou de uma das honrarias recebidas pelo cantor. “Seu trabalho ganhou reconhecimento nacional oficialmente no final de 2017, quando recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC)”.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) divulgou uma nota de pesar, em que declarou que a notícia da morte de Genival, que “tratava o Recife como sua cidade de coração”, foi recebida com muita tristeza. “Sua carreira de mais de meio século dedicada ao forró e à alegria de viver deixará órfãos gerações de amantes da boa música. Sua memória estará sempre presente na história da nossa cidade, onde foi homenageado oficial do São João de 2015”, afirmou.

Também em nota, Bruno Reis (DEM), prefeito de Salvador, afirmou que o Brasil perdeu uma das suas maiores expressões regionais: “Um artista que marcou presença em nossas vidas com toda a sua alegria e irreverência. Nós, nordestinos, principalmente os que nasceram em cidades do interior, como é o meu caso, temos uma gratidão imensa a Genival Lacerda, que na hierarquia da música brasileira ocupava um dos postos mais altos, ao lado de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca”.

O senador Angelo Coronel (PSD), da Bahia, escreveu em seu Twitter que a morte de Genival representa uma perda para a cultura nordestina. “Sua irreverência e alegria em animar as pessoas ficarão para sempre conosco. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos. Vá em paz, Genival!”.

Também no Twitter, o senador Paulo Rocha (PT), do Pará, afirmou que lamenta “muito a passagem desse artista fenomenal” e disse que “com carisma e irreverência, cantor foi um dos ícones do forró”.

Em nota, o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, afirmou que o estado “acordou triste com a notícia da partida do nosso querido Genival Lacerda”. E disse que “em seus mais de 60 anos de carreira, Genival, que nasceu na Paraíba mas construiu sua trajetória a partir de Pernambuco, nos brindou com um cancioneiro de expressão e suingue único, divertido, sarcástico e picante”.

O secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, também expressou o seu pesar por meio de nota. Disse que a morte de Genival foi “uma perda muito sentida” e que “ele sempre foi esse símbolo da identidade nordestina, um artista irreverente e criativo ao seu modo. Não haverá outro como Genival Lacerda”.

Vereadora do Recife, Dani Portela (PSOL) escreveu, no Twitter, que “Genival Lacerda com seu jeito irreverente era influenciado pelo forró de Gonzaga à embolada de Jackson do Pandeiro. Infelizmente, ele também foi vítima da Covid-19, que tem nos tirado grandes nomes da arte no Brasil”.

Vá em paz amigo.

OUTRAS NOTÍCIAS