Tempo - Tutiempo.net

Festival ‘Fliaraxá’ reúne mais de 100 escritores de países lusófonos

Festival Fliaraxá

Se você é daqueles que devoram um livro atrás de outro, não pode perder a edição online do “Fliaraxá – Festival Literário de Araxá“, que reúne mais de 100 grandes escritores de países lusófonos como Portugal, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

A festa literária tem início hoje, 28 de outubro, e se encerra no dia 1º de novembro, com transmissão 100% virtual e gratuita no YouTube, no Facebook e no site do evento.

Com o tema “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”, frase do saudoso escritor José Saramago (1922-2010), a 9ª edição dessa mostra mineira homenageia Conceição Evaristo e José Eduardo Agualusa e tem como patronos João Cabral de Melo Neto (1920-1999), Clarice Lispector (1920-1977) e Calmon Barreto (1909-1994).

A programação é composta por uma série de mesas de bate-papo sobre diferentes questões desse vasto universo da literatura regional, nacional e internacional. E quem apresenta a festa é o jornalista Afonso Borges.

Festa do Livro da USP’ tem edição virtual com grandes descontos.

Entre os ilustres convidades brasileiros estão o ator Antônio Fagundes, que é a personalidade literária da edição, e os escritores Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, Luiz Ruffato, Lilia Schwarcz, Noemi Jaffe, Sérgio Abranches, Ignácio de Loyola Brandão, Ailton Krenak, Monja Coen, Djamila Ribeiro, Lira Neto, Jeferson Tenório e Raphael Montes.

Já a lista de autores internacionais inclui os portugueses Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, Yara Monteiro e José Luís Peixoto; os angolanos Ondjaki e José Eduardo Agualusa; os moçambicanos Ungulani Ba Ka Khosa e Mia Couto; o cabo-verdiano Germano Almeida; as são-tomenses Olinda Beja e Conceição Lima; o guineense Abdulai Silá, entre vários outros.

A criançada também tem uma programação bem bacana no evento!

Escritores como Rosana Rios, Paula Pimenta, Tino Freitas, Daniel Munduruku, José Santos,  Rosana Montalverne e Otávio César Jr comandam atividades em vídeo como contação de histórias, making of de ilustrações, músicas e encontros lúdicos.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS