Tempo - Tutiempo.net

Geleira da Antártica inquieta pesquisadores

© Sputnik / Vladimir Baranov

Com seu recuo de 5 km em somente 22 anos, a geleira de Denman, na parte leste da Antártica, inquieta os pesquisadores, que consideram os graves riscos associados ao seu potencial desaparecimento completo.

A ravina Denman, no leste da Antártica, é a mais profunda da Terra. A geleira onde ela se situa teve uma redução de aproximadamente 5 km ao longo dos últimos 22 anos, segundo um estudo publicado pela Geophysical Research Letters.

Até o momento, os pesquisadores não haviam analisado profundamente esta geleira. A atenção estava voltada para outras na Antártica, como a Thwaitees, que perde em torno de 50 bilhões de toneladas de gelo a cada ano.

Segundo o novo estudo, os pesquisadores sugerem que Denman poderia ser um dos locais mais vulneráveis do continente. O Laboratório de Propulsão a Jato, centro de pesquisas da NASA, mostra que esta geleira perde aproximadamente duas vezes mais gelo anualmente que a Thwaitees.

Se esta tendência for mantida, o nível dos oceanos pode aumentar até 1,5 metro, inundando futuramente diversas regiões costeiras do planeta.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS