Tempo - Tutiempo.net

Hermafroditismo

Chama-se hermafrodita (do nome do deus grego Hermafrodito, filho de Hermes e de Afrodite – respectivamente representantes dos gêneros masculino e feminino) um ser ou animal que possui órgãos sexuais dos dois sexos, numa espécie dioica (ou seja, em que normalmente os sexos se encontram em indivíduos separados) podem aparecer indivíduos hermafroditas.

Produz-se pela fusão de dois zigotos de sexos diferentes.

Isto é, primeiro um espermatozóide fecundaria um óvulo e depois outro espermatozóide fecundaria um outro óvulo.

Os zigotos formados estariam destinados a serem gémeos, mas acabam fundindo-se e se tornando um único indivíduo que, geneticamente, é mulher e homem ao mesmo tempo. Desconhece-se a causa desta fusão.

Nas espécies em que o sexo feminino é o primeiro a se tornar activo, diz-se que a espécie é protogínica. No caso inverso, diz-se protândrica.

Sintomas/Modificações Físicas

Os hermafroditas têm tanto tecido ovárico como testicular. Os genitais externos são ambíguos e possuem componentes de ambos sexos. As pessoas hermafroditas podem ter aparência tanto feminina como masculina.

Tratamento

A designação precoce do sexo é importante para o bem-estar emocional da pessoa.

Em grande parte, a decisão tem como base mais o potencial corretivo da genitália ambígua que os determinantes cromossómicos.

Uma vez tomada a decisão sobre o sexo, não deverá haver mais dúvidas no ambiente familiar a respeito do sexo da criança, a partir desse momento.

A cirurgia corretiva é empregada para reconstruir a genitália externa. Em geral é mais fácil reconstruir-se a genitália feminina e a facilidade dessa reconstrução é muito importante na determinação do sexo da criança.

OUTRAS NOTÍCIAS