Tempo - Tutiempo.net

“A sociedade brasileira está cindida de alto a baixo”, diz Marilena Chauí

Filosofa Marilena Chauí

Em uma recente entrevista para o programa “A Terra é Redonda” no YouTube, a filósofa Marilena Chauí, da Universidade de São Paulo, abordou temas profundos sobre a sociedade brasileira, focando na divisão entre classes e a estrutura autoritária do país.

Chauí, uma renomada professora emérita de filosofia, traçou um panorama histórico e social do Brasil, destacando a persistente cisão entre as classes dominantes e as classes trabalhadoras.

“A sociedade brasileira está cindida de alto a baixo entre os privilégios da classe dominante e as carências das classes dominadas”, afirmou.

A entrevista permitiu que Marilena Chauí detalhasse sua visão sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira.

Ela discutiu a necessidade de uma luta de classes voltada para a criação de direitos e uma sociedade mais democrática.

A professora também refletiu sobre a sua própria trajetória e como eventos históricos, como a ditadura militar no Brasil e os movimentos de maio de 1968 na França, influenciaram seu pensamento e atuação.

A filósofa destacou a importância de compreender a história de golpes de estado na política brasileira e como a sociedade reage a esses movimentos intermitentes de libertação e democratização.
Ela também discorreu sobre o “verdeamarelismo” e seu papel na cultura política brasileira, associando-o a uma ideologia que justifica a opressão e a exclusão.

Além disso, Chaui explicou como o pensamento do filósofo Baruch Espinoza ajudou a moldar sua compreensão sobre o Brasil.

Ela explorou temas como o totalitarismo, a ciência como instrumento de dominação e a necessidade de uma nova abordagem para a defesa da democracia.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS