Tempo - Tutiempo.net

Clima de golpe militar no Brasil é Zero/ Por Sérgio Jones

Ventila-se na imprensa brasileira a possibilidade da existência de um possível e indesejável golpe militar no Brasil. Manifestado por parte da cúpula das Forças Armadas aliada do presidente Jair Bolsonaro. Agravada após mirarem ao presidente do STF ataque a questões eleitorais e voto impresso.

Entretanto, não acredito que isso possa a vir se materializar na prática pelo simples fato de não contar com o apoio dos Estados Unidos, diferentemente do que aconteceu durante o golpe anterior, perpetrados pelas Forças Armadas Brasileira em 1964.

Tamanho descalabro, redundou no mais completo desastre em todos os aspectos. O que ficou evidenciado foi a mais completa inaptidão associado ao despreparo dos ‘milicos’ em lidar com a complexa máquina administrativa, de um pais do nosso porte.

Diferentemente do que pensa parte de alguns cientistas políticos que não descartam tal hipótese.de golpe. Advirto não haver clima para tanto. A começar pela disposição do povo brasileiro que não aparenta a estar disposto a embarcar em mais uma aventura dessas.

E pelo fato também de que o que está acontecendo não passa de bravatas proferidas por parte de alguns militares que estão se dando bem financeiramente, em troca do apoio à um governo que vem sendo tocado por um elemento como Jair Bolsonaro. Visivelmente incompetente, além de dar demonstrações de ser portador de sérios problemas e distúrbios mentais.

Quanto ao alegado fato da existência de algum tipo de tensionamento de crise entre os poderes, não chega a tanto. Tal possibilidade, havendo o golpe, resultaria no mais completo isolamento do país junto às principais nações financeiras do mundo. O que tornaria a economia brasileira, inviável. E isso é tudo o que a tupiniquim elite financeira, menos deseja.

Quanto ao aludido argumento de que as respostas de Moraes às medidas autoritárias de Bolsonaro, que levaram o ministro a transformá-lo em investigado em três inquéritos e determinar a prisão de seu aliado, o ex-deputado Roberto Jefferson contribui para agravar a crise existente entre os poderes, não passa da mais pura balela.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS