Tempo - Tutiempo.net

Colbert de barriga cheia e alunos da rede pública passando fome/ Por Sérgio Jones

Colbert de barriga cheia e estudantes com fome

É grave a situação dos alunos da rede pública municipal de Feira de Santana, que segundo denúncia formulada pela presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), Marlede Oliveira, estão há quase cinco meses sem receber a merenda.

A entidade, através de sua presidente está convocando mães, pais e responsáveis para se deslocarem até o Ministério Público (MP) para buscarem respostas sobre a petição protocolada no dia 01 de julho, onde solicita uma posição do órgão sobre os estudantes da rede de ensino municipal que estão passando fome, devido a omissão criminosa promovida pelo governo municipal de Feira de Santana.

O prefeito de direito e não de fato, Colbert Martins, argumenta em sua defesa que o município recebe apenas 500 mil reais por mês, enquanto a rede municipal possui 51.374 alunos, o que significa que tais recursos são insuficientes para atender a demanda.

Em contrapartida a prefeitura recebe por ano, aproximadamente 208 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb). De acordo com o secretário Municipal de Educação, Marcelo Neves, a prefeitura tenta autorização na justiça para utilizar o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), para este fim.

O argumento a princípio se apresenta como válido, porém o que não se entende e nem se justifica é a demora para se definir tal questão. Como todo mundo sabe, barriga não espera. Será que se essa situação estivesse atingindo diretamente o mandatário seria ele tão parcimonioso e tolerante com a situação? Provavelmente, não.

O elevado grau de tolerância, por parte do governo e até mesmo da justiça, não se explica nem pode ser aceitável passivamente pela comunidade.

A atitude da atual administração demonstra pouco caso ou nenhum interesse em solucionar essa grave situação de profundo cunho social. Chega de tanta incúria por parte deste desgoverno que terá sua resposta no próximo pleito eleitoral que se avizinha.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS