Tempo - Tutiempo.net

ENSAIOS DA AÇÃO

Diferenciamo-nos pelo atributo de processar informações, eis que o pensar compreende exercício de idéias e, só é livre quem acredita ser e exerce. Daí é a democracia o melhor jeito para manter diálogos e prática contra o preconceito, ignorância e a superstição.

O pensar idealiza o que não existe e aprofunda o sentir, haja vista que, na sessão, ao invocarmos Huze, Huze, ainda bocejando, Ele intuiu Valter Souza a produzir uma das mais belas peças de arquitetura e nesse ínterim, Mário Araujo se esforçava pra se desmocionar da notícia da sua unção; Antonio Jorge mostrava a vantagem de dar um tempo e Pedro Neto, certo que Edeuweis daria conta do recado, na Terra da Garoa, de camisa vermelha com logotipo da Luz e Fraternidade, estreitava laços de fraternidade.

Este exercício deveria ser contínuo, mas poucos são habilitados e mantêm o hábito de: primeiro falar, depois pensar; antes agir, depois refletir. O pensar pertinente é do sensato como demonstrou o altivo Irmão de cabeleira tonalizada pelo luar que, num exemplo de dignidade, viu que deveria ter agido de modo diverso. Venceu o eu, seu eterno território de batalha.

Ele sabe que o raciocínio lógico é arte que impõe bom senso, equilíbrio e transparência, enquanto eliminar alguns pensamentos é da inteligência que, nalguns casos, precisa esforço para aquietá-los por não se deixar domar e trafegar à margem da disciplina.

Mas não se iludir com mitos, não ser submisso a ideias de grupos é que qualifica o ser.

Pensar forma ideias habilita raciocinar e julgar. É a aspiração da Ordem para crescermos livres, pois conhecer é descobrir-se e é pensando que estabelecemos relações que alicerçam a evolução. Porém, a liberdade de manifestação há que ser cativa da censura interna, se exposta, poderá padecer, vez que o direito de um limita-se no alheio. Assim, caluniar, injuriar ou difamar, pode estar à espera de punição.

Cuidar dos sentidos como orientado: “Ouvi agora isso, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis” (Jeremias 5:21). Se, atendido, perceberemos a luz interior e os meios de encontrar a verdade que, em tempo algum é absoluta em razão dos vários pontos de vista da mesma verdade. Desse modo, nos aprofundemos ainda mais em nós.

Feira de Santana, 12 de Fevereiro de 2023.

Jessé da Costa Primo∴Membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS