Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia amplia assistência materno-infantil em Juazeiro com a construção de 100 novos leitos

100 novos leitos para assistência materno-infantil em Juazeiro

Com o objetivo de fortalecer a rede materno-infantil na região Norte da Bahia, o Governo do Estado construirá 100 novos leitos, sendo 10 UTIs Neonatais no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), que é referência para mais de 500 mil habitantes.

As obras terão início ainda no primeiro semestre deste ano e a previsão do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que inspecionou a unidade nesta terça-feira (2), foi compartilhada com os 10 secretários municipais da região durante um encontro para apresentar a estrutura, serviços, fluxos e canais de comunicação disponíveis da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com as prefeituras.

“A ideia é facilitar ao máximo a comunicação entre a esfera estadual e municipal a fim de que a população, sobretudo neste momento de pandemia, tenha a assistência a saúde necessária”, ressalta o titular da pasta estadual da Saúde, ao pontuar ainda que ao término da ampliação, o Hospital Regional de Juazeiro terá 270 leitos entre clínicos e de UTI, sendo um dos maiores da Bahia.

“O governador Rui Costa tem investido na ampliação e descentralização de estruturas e serviços de alta complexidade em todas as regiões, em especial nas áreas de cardiologia, neurocirurgia, oncologia e materno-infantil”, afirma Vilas-Boas.

Dentre as intervenções previstas, destaque para a implantação de uma emergência obstétrica, um centro obstétrico, leitos de UTI Neonatal e um banco de leite.

“Progressivamente buscamos que o hospital seja 100% resolutivo. Estamos trabalhando para que os pacientes tenham seus problemas resolvidos aqui, sem a necessidade de transferência”, ressalta o secretário.

Recentemente, o Governo do Estado inaugurou o Hospital do Câncer de Juazeiro, que é uma estrutura anexa ao HRJ e teve investimento superior a R$ 30 milhões entre obras e equipamentos.

“Aqui oferecemos atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento. Em breve estará disponível o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano”, ressalta o secretário.

O acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade e tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

Vacinação contra a Covid-19

A região de Saúde de Juazeiro, que contempla os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso,  Sento Sé, Sobradinho e Uauá já imunizou 57,42% dos públicos-alvo contra a Covid-19.

No entanto, três municípios já ultrapassaram a casa dos 80%, sendo eles Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Pilão Arcado.

Os dados estão disponíveis no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/, que possibilita aferir o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas em todos os 417 municípios da Bahia.

Com informações da Secom

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS